Hidrografia e Medidasmitigadoras

1780 palavras 8 páginas
Sumário

Impactos Ambientais: Usina Hidroelétrica de Sobradinho

O aproveitamento Hidrelétrico de Sobradinho está instalado no grande Rio São Francisco, principal rio da região nordestina, com área de drenagem de 498.968 km², bacia hidrográfica da ordem de 630.000 km², com extensão de 3.200 km, desde sua nascente na Serra da Canastra em Minas Gerais, até sua foz em Piaçabuçu (Alagoas) e Brejo Grande (Sergipe).
Impactos ambientais:

A regularização das vazões no baixo Rio São Francisco é atribuída às barragens construídas ao longo do seu curso. “O rio São Francisco é, hoje, um cano com água, que atende prioritariamente ao setor hidrelétrico.”
Segundo Carlos Júnior, o problema teve início há 30 anos, com a instalação da usina de Sobradinho (BA), que teria afetado o ciclo das cheias e prejudicado as comunidades ribeirinhas do Baixo e do Médio São Francisco, tradicionais agricultoras de arroz, milho e feijão. O controle hídrico artificial do rio também afetou a reprodução das espécies de peixes da região. “Com a vazão regularizada, mas sem a pulsação natural, as lagoas marginais estão secas”. Por causa das barragens, o sedimento, aquela massa cheia de matéria orgânica e nutriente natural, acabou. O normal era termos uma água barrenta, não essa que parece de piscina.
Além dos impactos provocados pelas usinas hidrelétricas, a própria população local também tem participação no agravamento da situação atual, na região do Baixo São Francisco. A ocupação desordenada das margens e o desmatamento têm ocasionado um processo de erosão e assoreamento graves, de acordo com Carlos. “Observamos um retrocesso da linha costeira, porque não há mais sedimentos. O rio não está mais contribuindo para estabilizar o litoral Norte de Sergipe.”

Metidas Mitigadoras: Usina Hidroelétrica de Sobradinho

Com a vazão menor, diminui o nível do rio após a barragem de Sobradinho. Em tese, isso

Relacionados