hidrografia do castanhão

Páginas: 5 (1132 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
 N.T.D de geografia

Integrantes: lucas e Matheus
Turma: 1 ano 3


Introdução
Nessa viajem visitamos vários lugares, que nos proporcionaram muito aprendizado, como as coisas que aquela população precisou fazer, como se mudar de uma cidade para outra por causa da usina que fizeram, os impactos que ela causou ao seu ecossistema evisitamos vários locais, como o vel da noiva que apresenta um aroma muito diversificado.












JAGUARIBE
Aspectos gerais:
Jaguaribe está situado em sua quase totalidade dentro dos limites do Estado do Ceará, com ínfima parcela estendendo-se ao sul para o Estado de Pernambuco, ocupando parte dos municípios de Exu, Moreilândia e Serrita.
Clima:
A distribuição climática, de acordocom a metodologia adotada (IBGE, no prelo) indica quatro tipos climáticos: úmido, subúmido, semi-árido e árido, além de três tipos de transição, úmido a subúmido, subúmido a semi-árido e semi-árido a árido, esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
Porque ele é seco ?
Por causa dos altos relevos que impedem a passagem das nuvens para essaregião.


Solo e relevo:
A maior parte do território é coberta pela caatinga arbustiva aberta. Apresenta também regiões de caatinga arbustiva densa na porção sudoeste do território e floresta mista dicotilo-palmaceae (mata ciliar com carnaúbas) nas regiões próximas ao rio Jaguaribe.
Demografia:
A área em estudo compreende 17 microrregiões, com o total de 80 municípios no Estado do Ceará e 3 noEstado de Pernambuco, sendo que vários destes estão incluídos apenas parcialmente. A contagem populacional em 1996 registra para a área um total de 2.064.535 habitantes, o que proporciona uma densidade demográfica de 27,28 hab/km 2. A distribuição percentual da PEA apresenta-se concentrada no setor primário da economia.
Vegetação:
A maior parte do território é coberta pela caatinga arbustiva aberta.Apresenta também regiões de caatinga arbustiva densa na porção sudoeste do território e floresta mista dicotilo-palmaceae (mata ciliar com carnaúbas) nas regiões próximas ao rio Jaguaribe.
Economia:
O vale do Jaguaribe desde os primórdios da colonização a parti da distribuição das sesmarias viu se vários ciclos econômicos: começando pela criação de gado bovino pra produção de charque, que teve seudeclínio após as grandes secas de 1777, 1778, 1790 e 1793. A parti da 2º metade do século XIX vem o ciclo da cera de carnaúba que entra em declínio após a substituição na indústria química de produtos naturais por sintéticos derivados de petróleo. A parti de 1950 inicia a implantação dos pomares irrigados a cata-vento, onde a produção das frutas é destinada as medias e grandes cidades. A parti dadécada de 1970 têm os perímetros irrigados trazendo a modernidade para a região, onde a monocultura do arroz é implantada. Aproveitando essa onda de técnificação a fruticultura da os primeiros passos a partir de 1980, desde ai vem intensificando sua produção principalmente nas terras da chapada do apodi, nela vem sendo explorado culturas como: Banana, Melão, Manga Melancia, Goiaba e etc. Boa parteda produção é destinada a exportação. Além do óleo das vísceras do peixe tilapia que são extraídas, das vísceras, que são jogadas no solo e causam graves impactos ambientais e tendo todo óleo produzido, vendido para a Petrobras. O que a historiografia nos mostra é que a economia agrária da região jaguaribana desde a distribuição das sesmarias ate exploração da fruticultura na chapada do apodi nosdias atuais, o que predomina é a presença do latifúndio a exploração da mão de obra, e a degradação ambiental. O tempo passa os ciclos econômicos também, contudo a lógica concentradora e predatória permanece.








Canal de integração
Conhecido com "Eixão das Águas", constitui-se de um complexo de estação de bombeamento, canais, sifões, adutoras e túneis, que realizam a transposição das águas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Castanhão
  • Castanhão
  • Castanhão
  • Hidrografia
  • Hidrografia
  • Hidrografia
  • Hidrografia
  • hidrografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!