Hidrografia barsileira

2261 palavras 10 páginas
Hidrografia do
Brasil

Dados de identificação:
Professora: Helena
Disciplina: Geografia;
Data: 28/11/11;

Índice: 1. Introdução; 2. Hidrografia do Brasil;
2.1 Características;
2.2 Lagos;
2.3 Centros dispersores;
2.4 Tipos de foz;
2.5 Hidrelétricas;
2.6 Principais aquíferos brasileiros;
2.6.1 Aquífero do Alter do Chão;
2.6.2 Aquífero Guarani; 2.7 Bacias hidrográficas; 2.7.1 Bacias principais; 2.7.1.1 Bacia Amazônica; 2.7.1.2 Bacia Tocantins- Araguaia; 2.7.1.3 Bacia Platina; 2.7.1.4 Bacia do São Francisco; 2.7.2 Bacias secundárias; 2.7.2.1 Bacia Nordeste; 2.7.2.2 Bacia Leste; 2.7.2.3 Bacia Sudeste- Sul; 2.8 Relações com a economia;
3. Conclusão;
4. Fontes.

1. Introdução
Neste trabalho falaremos sobre a hidrografia brasileira, suas características e sua importância tanto na economia como na vida dos brasileiros.
Mostraremos os principais centros dispersores, aquíferos, os tipos de foz e de lagos. Também as principais bacias hidrográficas e suas principais características.
A hidrografia do Brasil envolve o conjunto de recursos hídricos do território brasileiro, as bacias hidrográficas, Oceano Atlântico, os rios, lagos, lagoas, arquipélagos, golfos, baías, cataratas, usinas hidrelétricas, barragens, etc.

2. Hidrografia do Brasil 2.1 Características
O Brasil possui uma das mais amplas, diversificadas e extensas redes fluviais de todo o mundo. O maior país da América Latina conta com a maior reserva mundial de água doce e tem o maior potencial hídrico da Terra.
A maior parte dos rios brasileiros é de planalto, apresentando-se encachoeirados e permitindo, assim, o aproveitamento hidrelétrico. As bacias Amazônica e a do Paraguai ocupam extensões de planícies, mas a bacia hidrográfica do São Francisco e a do sub- bacia do Paraná são tipicamente de planalto. Merecem destaque as quedas-d'água de Urubupungá (no rio Paraná), Iguaçu (no rio Iguaçu), Pirapora, Sobradinho, Itaparica e Paulo Afonso

Relacionados