Hidroginasticaa189119

2022 palavras 9 páginas
Hidroginástica


Histórico

Esta atividade aquática surgiu antes de Cristo.
Hipócrates já utilizara banhos de contraste
(água quente e fria) no tratamento de algumas doenças. Durante muitos anos, Alemanha Inglaterra e
Estados Unidos, empregaram a hidroginástica como terapia para proporcionar um bem estar físico e mental para as pessoas que a praticavam. Os alemães e os ingleses na 1ª guerra mundial, utilizavam a hidroginástica para socorrer os lesionados que na água tinha amenizadas as lesões. Em 1903 foi aberto o 1º centro de reabilitação na água em Boston-EUA.
Ainda nos Estados Unidos surgem mais tarde os programas para grupos de 3ª idade.
A hidroginástica já é aplicada nos EUA há aproximadamente 45 anos e no Brasil surgiu a cerca de 30 anos.

Hidroginástica


Histórico

No Brasil surgiu nos anos 70 como reabilitação de lesionados, nos anos 80 como atividade física e hoje é muito difundida e procurada.
Inicialmente Hotéis começam a trabalhar com exercícios na água com fins recreativos e logo depois os SPAs adotam a hidroginástica e incluem a atividade em seus programas.
Para os SPAs a hidroginástica foi uma aquisição importantíssima nos seus programas. Os obesos praticam atividade física segura e eficiente com grandes possibilidades de perda de peso se o programa for orientado nesse sentido. Clubes e academias introduzem a hidroginástica gradativamente em seus programas. Nos clubes, através de programas recreativos, e nas academias, como aquecimento nas aulas de natação, até que finalmente a hidroginástica conquistou seu espaço próprio.

Hidroginástica


Prevalência

Há algum tempo a hidroginástica vem ganhando um número cada vez maior de adeptos, por apresentar um programa capaz de propiciar a melhoria da qualidade de vida em qualquer idade e para qualquer situação e por permitir que as pessoas sintam-se mais confortáveis e seguras. Hoje a clientela da hidroginástica consiste de jovens, adultos, idosos, gestantes, atletas e pessoas com necessidades

Relacionados