hidrogeollogia

941 palavras 4 páginas
Turma: 7097
Professor: Debora Guedes Leandro de Jesus
Disciplina: Libras
Aluna: Helloisa Hellena Borges Sousa

OS CINCO PARÂMETROS NO NÍVEL FONOLÓGICO DA LIBRAS.

Palmas – TO 26 DE MARÇO DE 2014

Os principais parâmetros fonológicos da língua de sinais são: configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação da mão e aspectos não-manuais.

Configuração de mão (CM)

As configurações de mãos têm sido coletadas nas principais capitais brasileiras, nas comunidades de surdos. A configuração de mão é o ponto de partida da articulação do sinal. Uma mesma configuração de mão possibilita a produção de vários sinais. Por exemplo, a configuração mão em “L” está presente nos sinais de “televisão”, “trabalho”, “papel”, “educação”, entre outros. A CM pode permanecer a mesma durante a articulação de um sinal, ou pode passar de uma configuração para outra. Quando há mudança na configuração de mão, ocorre movimento interno da mão – essencialmente mudança na configuração dos dedos selecionados.

Movimento (M)

O movimento é uma importante unidade mínima. Além de participar ativamente na produção do sinal, ele dá graça, beleza e dinamismo a essa língua.
As pessoas ouvintes ao usarem a língua de sinais o fazem, normalmente, de maneira mais estática. Isso ocorre porque o movimento, embora seja uma parte integrante da língua, é realizado com mais propriedade pelos surdos, que são visuais, mais fluentes em relação aos ouvintes e conhecem a língua profundamente.
Sabe-se que associar à produção do sinal aspectos como o movimento e as expressões não-manuais não é algo simples, para os ouvintes. Essa habilidade exige muita competência e fluência na língua, além de uma boa coordenação motora, domínio do movimento e orientação no espaço.
Para os ouvintes, usuários de língua oral-auditiva, o domínio dessas habilidades é algo bem complexo. Os surdos, por serem seres visuais,

Relacionados