Hidrogel plantio de eucalipto

Páginas: 5 (1187 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
INTRODUÇÃO

As florestas plantadas apresentam grande importância para o agronegócio florestal brasileiro, com participação de cerca de 4% do PIB nacional. O estado de Goiás está na 11ª posição em área de florestas plantadas (70.679 ha), no ano de 2010 (ABRAF, 2011), para atender a demanda das companhias mineradoras, que usam a lenha, para as siderúrgicas de Minas Gerais fabricarem o aço,para produção de embalagens e madeira serrada.

Das espécies florestais, as do gênero Eucalyptus têm sido as mais plantadas nas diversas regiões brasileiras, devido ao seu rápido crescimento e à alta capacidade de produção de madeira, oriundas da grande adaptação a uma diversidade de condições ecológicas e ao número expressivo de espécies (AMARAL, 2000). Atualmente, grande parcela dasflorestas plantadas de eucalipto é originária de plantios clonais de alta produtividade com adaptação e tolerância a fatores adversos de clima, solo, água, entre outros (ABRAF, 2006), ressaltando-se, diante disto, a influência da disponibilidade hídrica no solo sobre desenvolvimento das florestas.

A irrigação de mudas de espécies florestais durante o plantio e nas primeiras semanas daimplantação é uma operação importante nos plantios comerciais, principalmente nas épocas secas do ano, influindo na sobrevivência e desenvolvimento das mesmas.

Nesse sentido, os polímeros sintéticos foram desenvolvidos na década de 1960, sendo muitos deles recomendados para uso agrícola como condicionadores de solo por melhorarem as propriedades físico-químicas dos solos, reduzirem o número deirrigações e as perdas de nutrientes e diminuírem os custos no desenvolvimento das culturas. Polímeros hidroretentores são produtos naturais (derivados do amido) ou sintéticos (derivados do petróleo), que são valorizados por sua capacidade de absorver e armazenar água. Os mais utilizados são os sintéticos, como a propenamida (denominados de poliacrilamida ou PAM) e os co-polímeros, como apropenamidapropenoato (conhecidos como poliacrilamida-acrilato ou PAA), usados como floculantes em fraldas e outros artigos sanitários, e para depósitos de líquidos químicos residuais.

Em espécies florestais, os polímeros sintéticos ou hidrogéis são utilizados, em escala operacional, pelas empresas florestais que reduzem os custos de plantio de eucalipto em 8% no primeiro ano, obtendo uma economiade 3% ao final do ciclo de sete anos (BOLETIM CELULOSE ON-LINE, 2007).

A adição de hidrogéis no solo otimiza a disponibilidade de água, reduz as perdas por percolação e lixiviação de nutrientes e melhora a aeração e drenagem do solo, acelerando o desenvolvimento do sistema radicular (AZEVEDO et al., 2002).

Uma opção de menor custo como forma de substituição aos sistemas deirrigação, na fase inicial de desenvolvimento das culturas, seria a utilização de hidrogéis como veículos carreadores para liberação controlada, os quais liberam água e nutrientes paulatinamente, retardando sua presença no solo (SHAVIV, 2001).




HIDROGEL NO PLANTIO DE EUCALIPTO

Polímeros hidroabsorventes são produtos naturais, derivados do amido, ou sintéticos, derivados dopetróleo, muito utilizados na agricultura em função da sua habilidade em absorver centenas de vezes o seu próprio peso em água. Também são conhecidos como polímeros hidrorretentores, hidrogel, hidroabsorvente, gel ou polímero superabsorvente (AZEVEDO et al., 2002). Quebradiços, possuem forma granular quando secos, os quais se tornam macios e elásticos depois de expandidos na água. O hidroabsorvente maisfrequentemente usado é o polímero sintético de poliacrilamida (PAM), usado inicialmente como floculante principalmente em fraldas, em depósitos de líquidos químicos residuais e, hoje, na agricultura (BUZETTO et al., 2002). Por concepção foram desenvolvidos com o principal objetivo de reter líquidos.

A influência das variáveis ambientais no crescimento de povoamentos de eucalipto é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plantio de eucalipto
  • Plantio do eucalipto
  • Orientação plantio eucaliptos
  • EUCALIPTO PLANTIO E COLHEITA
  • Rentabilidade no plantio de eucalipto
  • Plantio e manejamento de Eucalipto
  • AVALIAÇAO ECONOMICA PARA PLANTIOS DE PINUS OU EUCALIPTO
  • Relatório de Levantamento da Quebra do Plantio com eucalipto Ocasionado pelo Vento.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!