Hidrog Nio Como Combust Vel Usando Eletrolise

Páginas: 5 (1057 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Combustível Hidrogênio
Adilson Scarmagnani1, Carlos Roberto Roncagálio Filho2, a, Eduardo Tiscoski3, Leonardo F. 4, Leonardo E. 5
Engenharia Química, Faculdade Satc - Rua Pascoal Meller, 73. CEP: 88805-380, Criciúma, SC, Brasil.
carlos.roncaglio@gmail.com1,a

Resumo: O hidrogénio é o mais abundante dos elementos químicos, constituindo aproximadamente 75% da massa elementar do universo.Por possuir propriedades distintas, não se enquadra claramente em nenhum grupo da tabela periódica, sendo muitas vezes colocado no grupo 1 (ou família 1A) por possuir apenas 1 elétron na camada de valência (ou última camada).
O hidrogênio é considerado o combustível do futuro por ser uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente, que trarábenefícios para toda a humanidade, e o mais importante: para o meio ambiente. A sua obtenção é bastante flexível, sendo esta uma de suas características mais interessantes. Pode ser obtido a partir de energia elétrica (via eletrolise da agua), pelas fontes: hidroelétricas, geotérmicas, eólica, solar (fotovoltaica), usinas nucleares e energia dabiomassa [3]. Ver figura 1
Como combustível auxiliar, o hidrogênio que pode ser extraído da agua usando a eletrolise podemos movimentar motores que por sua vez tem uma vasta aplicação.

Palavras-Chave: Hidrogênio; Eletrólise; Energia limpa.

1. Introdução

A utilização intensiva dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) estão associadas ao elevado nível de vida da sociedade.Contudo, as reservas de combustível fóssil não são ilimitadas e a sua utilização tem impactos ambientais consideráveis como, por exemplo, o aumento do efeito estufa e as consequentes alterações do clima [2].
Atualmente, enfrentamos um novo desafio em termos energéticos, que se traduz por uma transição para fontes de energia renováveis e menos poluentes. Neste contexto, o hidrogênio (H2) surge comouma alternativa válida dado que é o elemento mais abundante no universo e a sua combustão direta produz uma quantidade significativa de energia, e libera apenas água. Nos últimos anos, as várias técnicas de produção de hidrogênio têm gerado grande interesse da comunidade científica e da indústria de combustíveis e de transportes [2].
O hidrogênio tem grande capacidade de armazenar energia, sendo umcombustível de baixo peso molecular, possui a maior quantidade de energia por unidade de massa que qualquer outro combustível conhecido e quando resfriado ao estado líquido, o hidrogênio ocupa um espaço equivalente a 1/700 daquele que ocuparia no estado gasoso. Essa é uma das razões pelas quais o hidrogênio é utilizado como combustível para propulsão de foguetes e cápsulas espaciais, que requeremcombustíveis de baixo peso, compactos e com grande capacidade de armazenamento de energia [1]
Mas por que os veículos movidos a hidrogênio não poluem a atmosfera? Veremos como essa substância simples e abundante pode ser utilizada como uma fonte potencial de combustível podendo ser extraído da agua (H2O) com o processo de eletrolise.

2. Produção de Hidrogênio via eletrólise da água

A eletróliseda água consiste na quebra de suas moléculas em hidrogênio e oxigênio de acordo com a seguinte equação: H2O + eletricidade + Eletrólito = H2 + O. A eletrólise da água ocorre quando passamos uma corrente contínua por ela, desde que a tornemos condutora, pois a água pura não conduz corrente elétrica. Dessa forma, a adição de um catalizador torna o meio condutor e possibilita a realização doprocesso. A carga elétrica quebra a ligação química entre os átomos de hidrogênio e o de oxigênio e separa os componentes atômicos, criando partículas carregadas (íons). Os íons se formam em dois polos: o ânodo, polarizado positivamente, e o cátodo, polarizado negativamente. O hidrogênio se concentra no cátodo e o ânodo atrai o oxigênio.
Uma tensão 1,2 V é suficiente para separar os átomos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • C Lula A Combust Vel A Partir Do Hidrog Nio
  • Hidrog nio
  • Hidrog Nio
  • Hidrog Nio
  • Hidrog Nio E Gua 2015
  • Obten O E Reatividade Do Hidrog Nio
  • Liga O De Hidrog Nio
  • apresenta o hidrog nio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!