Hidroeletrica

Páginas: 8 (1882 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Introdução
China um dos maiores países em crescimento econômico, e o maior pais em termos populacional do mundo. Por este motivo desde 1950 a China construiu mais de 22mil represas de mais de 15 metros de altura quase metade do total mundial, deslocando cerca de 16 milhões de pessoas. Depois de uma pausa em anos recentes, a construção se encontra de novo em expansão.

Usina Hidrelétrica TrêsGargantas


Em 03 de dezembro de 1992 a China iniciou-se a construção da maior Usina Hidrelétrica do Mundo a Três Gargantas, localizada no rio Yangtzé. A hidrelétrica Três Gargantas possue mais de 2 km de extensão, e uma altura de um prédio de 60 andares. Foram necessários mais de 40 mil trabalhadores e 20 anos para finalizar a sua construção. Produz mais de 20 mil MW de força, duas vezes maisque qualquer usina nuclear da Grã-Bretanha. O que possibilitou a construção da Três Gargantas, foi o avanço tecnológico, e a inovação de cada uma das cinco hidrelétricas que foram construídas desde o século XIX. Essas hidrelétricas são:
Hidrelétrica de Debdon: Grã-Bretanha – Rio Coquet - Construída em 1863 – Capacidade de gerar 4KW.
Hidrelétrica de Mareges: França- Rio Dordogne- Construída em1935- Capacidade de gerar 128MW.
Hidrelétrica de Hoover: Estados Unidos – Rio Colorado – Construída em 1936 – Capacidades de gerar 1.345 MW.
Hidrelétrica de Grand Coulee: Estados Unidos- Rio Columbia- Construída em 1941- capacidade de gerar 2.000 MW.
Hidrelétrica Krasnoyarsk: Rússia- Rio Yenisey- Construída em 1972-Capacidade de gerar 6.000 MW.
A primeira hidrelétrica Debdon foi criada peloinventor Willian George Armstrong, por volta do século XIX. Debdon possui apenas um gerador que produz 4 KW de energia. Já a hidrelétrica Três Gargantas possui 32 geradores, por esse motivo essa gigante da engenharia, produz cerca de cinco milhões de vezes mais do que a primeira construída por Armstrong.
Com os 32 geradores em funcionamento a três Gargantas, produz eletricidade suficiente paraabastecer 60 milhões de lares chineses, e tem quase duas vezes o tamanho da antiga maior hidrelétrica do mundo, a de Itaipu no Brasil. Apesar de menor a Hidrelétrica de Itaipu até 2008 gerava mais eletrecidade do que a gigantesca Três Gargantas, mais hoje em dia com seus 32 geradores em funcionamento, a Três Gargantas passou a ser mais produtiva do que a de Itaipu.
Impactos causados por UsinasHidrelétricas
Dizem os ambientalistas, que o funcionamento das hidrelétricas causam o apodrecimento da vegetação inundada e com isto a liberação de gases estufa como CO2 e metano, que chegam à superfície dos reservatórios. Sempre que a água baixa, a vegetação podre é mais uma vez exposta, liberando mais metano. No entanto, não existe a menor chance de economias em desenvolvimento conseguirem gerarcrescimento e renda apenas com a utilização de fontes como eólica e solar, que demorarão a ocupar espaços necessários – além de elas mesmas causarem danos, com seu uso intensivo de recursos cada vez mais escassos, como aço ou terras raras, cuja produção e exploração consomem quantidades enormes de energia.

Os principais Impactos causados pela Usina Hidrelétrica Três Gargantas

Dez anos depoisda inauguração da maior represa do mundo, a de Três Gargantas na China, suas consequências ecológicas e humanas continuam sendo tema de debate, embora o país continue construindo obras hidrelétricas faraônicas. Mais de 1,2 milhão de pessoas foram deslocadas e mais de cem cidades e povoados ficaram inundados pelas água do rio Yangtsé.
Mas as necessidades energéticas crescentes do país determinam oambicioso programa hidrelétrico. O 12º Plano Quinquenal (2011-2015) prevê a construção de mais de 50 represas para alcançar o objetivo de 15% de energias renováveis na China - maior emissor de gases de efeito estufa do mundo - até 2020. Com uma capacidade equivalente a mais de uma dezena de reatores nucleares, a represa das Três Gargantas servirá como modelo. Esta usina hidrelétrica permite...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hidroelétricas
  • Hidroeletricas
  • Hidroelétrica
  • Hidroeletrica
  • Hidroeletrica
  • hidroeletricas
  • Hidroeletrica
  • hidroeletrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!