hidrocarbonetos

Páginas: 6 (1342 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
Hidrocarbonetos como fonte de energia
Os hidrocarbonetos em geral são insolúveis em água, mas se solubilizam prontamente em substâncias orgânicas como o éter e a acetona. Os primeiros termos das séries homólogas são gasosos, enquanto os compostos de maior peso molecular são líquidos ou sólidos. Graças a sua capacidade de decompor-se em dióxio de carbono e vapor d’água, em presença de oxigênio,com desprendimento de grande quantidade de energia, torna-se possível a utilização de vários hidrocarbonetos como combustíveis.

Os hidrocarbonetos saturados ou parafinas, caracterizam-se sobretudo por ser quimicamente inertes. Industrialmente, são empregados no processo de craqueamento (cracking) ou ruptura, a elevadas temperaturas, e produzem misturas de compostos de estruturas mais simples,saturados ou não. A hidrogenação catalítica dos alcenos é utilizada, em escala industrial, para a produção controlada de moléculas saturadas.esses compostos são usados ainda como moderadores nucleares e como combustíveis (gás de cozinha, em automóveis etc.).

Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), aos quais podem juntarátomos de oxigênio (O), azoto (N) e enxofre (S).

São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma conseqüência das diferentes composições moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: "ardem", isto é, oxidam-se facilmente libertando calor, são combustíveis.

Os hidrocarbonetos, em termos da química do carbono, sãocompostos cujas moléculas são constituídas exclusivamente por átomos de carbono e hidrogênio. Os milhares de hidrocarbonetos conhecidos diferenciam-se uns dos outros, pelas propriedades físicas e químicas que apresentam. Com o objetivo de facilitar o seu estudo, os hidrocarbonetos podem-se classificar da seguinte forma:

Cadeia aberta – (Cadeia linear, caso do metano e pentano cujos modelos demoléculas estão representados abaixo): 1. Alcanos – são hidrocarbonetos saturados só com ligações simples (exemplos: metano(CH4) e pentano (CH3-CH2-CH2-CH2-CH3), 2. Alcenos – são hidrocarbonetos não saturados que apresentam uma dupla ligação ( >C=C2,2) Cicloalcinos-hidrocarbonetos com cadeia cíclica com uma ligação dupla, de fórmula geral CnH2n-2, com n>2.

Aromáticos – Estes hidrocarbonetos sãocompostos químicos baseados na molécula de benzeno C6H6, e apresentam cheiros característicos. A química dos compostos aromáticos é antes do mais a química do benzeno e seus derivados.

Os hidrocarbonetos com moléculas simples e leves (metano, etano, popano, butano), são gasosos às temperaturas e pressões normais; o metano, o mais simples de todos os hidrocarbonetos, só passa ao estado liquido àtemperatura de –1600º C; o propano e o butano passam ao estado líquido (liquefazem-se) a temperaturas normais e a baixas pressões, deste modo, podem ser colocados dentro de botijas metálicas dando origem ao chamado "gás líquido" (G.P.L.).

Os outros hidrocarbonetos, na sua grande maioria, são líquidos nas condições naturais e as suas misturas variáveis constituem o petróleo é, por conseguinte, umamistura complexa, composta principalmente por hidrocarbonetos parafínicos, cicloparafínicos (nafténicos) e aromáticos. Os hidrocarbonetos com moléculas pesadas e complexas são sólidos. Segundo alguns autores e petróleo é um mineral.

O petróleo constituído por mais de 50% de hidrocarbonetos saturados e mais de 40% de parafínicos é designado petróleo parafínico. A este tipo pertence, porexemplo, o petróleo do Paleozóico dos Estados Unidos, do Gabão e do congo, do Terciário da Líbia...Os petróleos ricos em cocloparafinas designam-se por naftéicos, exemplo: o do Mar Norte...

Atualmente, os hidrocarbonetos são a fonte de energia mais importante e indispensável para as necessidades de desenvolvimento dos países.

É sabido que os hidrocarbonetos, sob a forma de gás natural ou de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hidrocarbonetos
  • Hidrocarbonetos
  • Hidrocarbonetos
  • Hidrocarbonetos
  • Hidrocarbonetos
  • hidrocarbonetos
  • hidrocarbonetos
  • Hidrocarbonetos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!