Hidrocarbonetos e alcoóis

Páginas: 6 (1498 palavras) Publicado: 20 de junho de 2012
1 Objetivo:
Verificar, experimentalmente, alguma reações de alguns hidrocarbonetos;
Verificar algumas propriedades do etanol;
Comparar a reatividade do 1-butanol com os seus isômeros.

2 Fundamentação teórica:
Em química, um hidrocarboneto é um composto químico constituído apenas por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H).
Os hetero-compostos ou hidrocarbonetosnaturais são compostos químicos constituídos por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigênio (O), ou nitrogênio (N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais. São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma consequência das diferentes composições moleculares. Contudo, todosos hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: oxidam-se facilmente liberando calor. Os hidrocarbonetos naturais formam-se a grandes pressões no interior da terra (abaixo de 150 km de pronfundidade) e são trazidos para a zona de menor pressão através de processos geológicos, onde podem formar acumulações comerciais (petróleo, gás natural, etc.). As moléculas de hidrocarbonetos, sobretudo asmais complexas possuem alta estabilidade termodinâmica. Apenas o metano, que é a molécula mais simples (CH4), pode se formar em condições de pressão e temperatura mais baixas. Os demais hidrocarbonetos não são formados espontaneamente nas camadas superficiais da terra.
Quanto à forma das cadeias carbônicas, os hidrocarbonetos podem ser divididos, em hidrocarbonetos alifáticos ehidrocarbonetos cíclicos.
Hidrocarbonetos Alifáticos: são hidrocarbonetos com átomos de carbono estruturais em cadeias abertas. Podem ser alcanos, alcenos, alcinos ou alcadienos, se as ligações entre átomos forem respectivamente simples, duplas ou triplas.
Hidrocarbonetos cíclicos: possuem pelo menos uma cadeia carbônica fechada, e são subdivididos em: cicloalcanos ou ciclanos, cicloalcenos ouciclenos e aromáticos, que possuem pelo menos um anel aromático (anel benzênico) além de suas outras ligações.
Quanto ao tipo de ligação entre os carbonos, os hidrocarbonetos podem ainda ser divididos, didaticamente, em: hidrocarbonetos saturados englobam alcanos e cicloalcanos, que não possuem ligações dupla, tripla ou aromática; hidrocarbonetos insaturados, que possuem uma ou mais ligaçõesdupla ou tripla ou aromática; hidrocarbonetos insaturados, que possuem uma ou mais ligações dupla ou tripla entre átomos de carbono (entre eles os alcenos, alcadienos e cicloalcenos- com ligações triplas; e aromáticos). A tabela 1 apresenta a classificação dos hidrocarbonetos.

Tabela 01 – Classificação dos hidrocarbonetos.


Nos alcoóis o oxigênio nascente, (O), ataca o carbono que possui ogrupo funcional, transformando todas as ligações que esse carbono faz com o hidrogênio em ligações com o grupo hidróxi.
HO-C-H HO-C-OH
Como a estrutura diol gemico é muito instável, ocorre um rearranjo nas ligações de água e produção de cetona, aldeído ou ácido carboxílico, conforme o tipo de álcool. O dicromato de potássio, K2CrO7, em meio ácido, é um agente oxidante muito usado paraproduzir oxidação branda em álcoois, através de uma redução branda do cromio:
K2CrO7 1K2O + 1Cr2O3 + 3O
(solução vermelho alaranjada) (+6) (solução verde) (+3)
Para identificação de compostos com propriedades semelhantes utiliza-se reações específicas. Na diferenciação de alcanos de alcenos usa-se a solução de bromo que em alcenos reagem e a solução fica incolor. Utiliza-se reações com o sódiometálico para identificar alcinos falsos e verdadeiros produzindo H2. Na diferenciação de fenóis e alcoóis utiliza-se hidróxido de sódio em fenóis reagem produzindo fenolato de sódio e água e na diferenciação de fenóis e ácidos carboxílicos utiliza-se bicarbonato de sódio onde os ácidos carboxílicos reagem produzindo CO2.
O teste de Lucas (HCl+ ZnCl2) é feito para a diferenciação de alcoóis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hidrocarbonetos e alcoois
  • alcoois
  • Alcoois
  • ÁLCOOIS
  • alcoois
  • alcoois
  • Álcoois
  • ALCOOIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!