Hidrelétrica e peixes elétricos produzindoenergia

299 palavras 2 páginas
Hidrelétricas e peixes elétricos: produzindo energia.
Perigo!!! Alta tensão!
Frequentemente, encontramos esse aviso próximo a torres de alta tensão das companhias elétricas das cidades. Essas torres recebem a energia elétrica, produzida principalmente nas hidrelétricas e transportada até as torres através de correntes elétricas, para depois redistribui-la por toda a cidade.
Mas não são apenas os geradores das hidrelétricas, construídos pelo homem que possuem a capacidade de produzir e transportar energia elétrica. Na natureza encontramos exemplos curiosos de fenômenos físicos e biológicos que produzem energia elétrica. Entre os fenômenos físicos podemos citar os raios e entre os exemplos biológicos encontramos os peixes elétricos. Figura das eletroplacas Desde a antiguidade esses peixes são conhecidos e temidos por provocarem choques muito doloridos em quem tentasse apanhá-los ou apenas se aproximasse dos mesmos dentro da água. No século XVIII provou-se que estes animais eram capazes de produzir correntes elétricas.
Esses animais conseguem produzir corrente elétrica através de órgãos especiais, formados por um conjunto de células musculares modificadas, que perderam a capacidade de contração e se especializaram na produção dessas correntes. Essas células, chamadas de eletroplacas, possuem a forma de um disco e encontram-se dispostas umas sobre as outras formando uma coluna.

Cada célula será responsável pela geração de uma pequena quantidade de corrente elétrica. A corrente elétrica final será o resultado da soma das correntes elétricas produzidas por todas as eletroplacas existentes. Quanto maior a quantidade de eletroplacas, maior será a corrente elétrica produzida pelo animal!
Só para ter uma ideia da quantidade de energia elétrica produzida por um peixe elétrico, basta saber que podemos encontrar em um único peixe cerca de 70 colunas e que cada coluna possui cerca de 10.000 eletroplacas. É só fazer a conta!
Como é que pode, célula que

Relacionados