Hidreletricas

Páginas: 12 (2830 palavras) Publicado: 25 de julho de 2015
ENERGIA HIDRELETRICA NO BRASIL

Discentes1
Docentes2
Turma3
Resumo
O artigo tem como finalidade explanar sobre a energia hidrelétrica no Brasil, que é um dos países com maior potencial hidrográfico do mundo, e se faz necessário entender e aprender mais sobre a maior fonte energética no país, desde o custo de sua produção até como impacta economicamente e socialmente o estado. Baseada na Lei deFaraday, este artigo mostra também como funciona uma hidrelétrica, que possui geradores para transformarem a energia. Constatamos que hidrelétricas são um empreendimento de grande porte e grande custo, que em muitas situações podem não ser a melhor opção, mas por enquanto é a melhor para o brasil. Ecologicamente falando, hidrelétricas são poços de destruição de um ecossistema, ocupando grande áreae deslocando suas espécies de fauna e flora, criando uma deficiência no ambiente.
Palavras-chave: potencial hidrográfico, energia, ecossistema.
Introdução
Devido aos abundantes recursos hídricos no Brasil, a energia produzida usina hidrelétrica representa 71% de toda a energia elétrica gerada e consumida no país. Em razão, surgiu à necessidade de analisar a viabilidade deste tipo de usina.Descobriu-se que a instalação de usina hidrelétrica não é um processo fácil, apesar de haver inúmeras usinas hidrelétricas no Brasil funcionando e gerando energia para a população.
Para que seja realizada a construção de uma hidrelétrica é necessário estudar o rio que se pretende utilizar, averiguar se este possui o grande volume de água necessário e se o rio tem os desníveis necessários em seu curso.Após este estudo, são realizados os estudos dos impactos ambientais, para avaliar quais serão os efeitos refletidos naquele ecossistema que será inundado com a construção da barragem, causando diversos problemas ambientais na fauna e na flora. Uma usina hidrelétrica apenas terá a sua construção autorizada após conter todas as licenças emitidas pelos órgãos ambientais.
Depois de finalizada aconstrução da usina, o processo de produção da energia elétrica se dá através da passagem da água do rio que passa pela barragem, da barragem transporta-se a água em direção aos aquedutos em que se encontram as turbinas; por meio da força da água que as turbinas são movimentas, transformando a energia potencial em energia mecânica; a energia mecânica é captada por um gerador que a transforma em energiaelétrica. Depois está energia elétrica é transportada pelas linhas de transmissão e chegam até as cidades.
Aonde chegam as redes de distribuição elétrica, a energia elétrica que se encontrava em alta tensão é reencaminhada com uma tensão segura para a as indústrias, comércio e residências. As usinas hidrelétricas cumpriram e cumprem um importante papel no desenvolvimento do país. E é muitovantajosa no Brasil, devido ao recurso hídrico abundantes.
Marco Teórico
Michael Faraday foi um físico e químico britânico, rotulado como um dos cientistas mais importantes da história. Antes de falarmos sobre a Lei de Faraday, precisamos saber o que é a força eletromotriz ou f.e.m. Trata-se de uma propriedade que qualquer dispositivo, especialmente geradores, possui de gerar corrente elétrica em umcircuito sob ação de um campo magnético variável ou em movimento, num campo constante. É uma grandeza escalar e sua unidade, é o volt, determinando a tensão existente nos terminais de um gerador de energia ou bateria. Assim, conhecendo a f.e.m., torna-se possível executar o cálculo necessário para descobrir o quanto de energia que um gerador fornece a um circuito durante determinado tempo. A lei deFaraday diz que o valor da força eletromotriz em um espira ou circuito elétrico de área A, é igual à taxa de variação do fluxo magnético através deste circuito. Podemos exemplificar a lei de Faraday como a razão entre a variação do fluxo magnético pela variação do tempo. Esta lei é muito utilizada na fabricação e administração de geradores elétricos, ou seja, podemos estabelecer uma relação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hidrelétrica
  • hidreletrica
  • Hidrelétrica
  • Hidrelétricas
  • Hidrelétricas
  • Hidrelétrica
  • Hidreletrica
  • Hidrelétricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!