Hidrelétrica

Páginas: 3 (523 palavras) Publicado: 29 de março de 2013
30 ANOS DE LUTA

Já são 30 anos de resistência contra a construção da barragem de Itapiranga. O povo juntamente com o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), e lideranças em geral, vêmorganizando essa luta com o objetivo de garantir o direito de podermos escolher sobre o nosso futuro, preservar a natureza, manter a nossa cultura e gerar desenvolvimento , para assim melhorar a vida daspessoas que moram há décadas na comunidade.
O projeto para a construção da barragem tem o mesmo objetivo das demais já construídas, que é a produção de energia para satisfazer os interesses dasempresas privadas, que transformam o rio e a terra dos atingidos em dinheiro. Isto é, as empesas querem apenas obter lucro com a venda da energia. Este é o único objetivo, o lucro!
A presente situaçãogera um grande contraste social, cultural e ambiental no que tange a acontecer. Para aonde vão as famílias que serão expulsas de suas terras? De onde vamos pegar água para o nosso consumo daqui a algunsanos? E como vai ficar a qualidade da água? Como vão ficar as comunidades pioneiras do município sem famílias? Como os agricultores vão se aposentar se não estiverem residindo na roça, de onde começarsua vida profissional? Como ficará o comércio sem fregueses? E quem garante que haverá indenizações justas?
Tudo mudará! Os ricos cada vez mais ricos e os trabalhadores cada vez mais pobres. Poroutro lado, belas paisagens serão perdidas nos arredores do Rio Uruguai. O que, na verdade, atraem um turista são as belezas naturais dos rios com vida, com água corrente e não água parada ou morta.Ouve-se muito que a barragem gera progresso, desenvolvimento e principalmente a geração de empregos. Mas não é isso que realmente acontece e mesmo assim, não deixa de ser uma propaganda enganosa. Asbarragem geram desemprego. As obras são construídas por operários que migram junto com as empreitadas, de obra em obra. Os trabalhos são temporários, poucos da região se habilitam ao trabalho devido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hidrelétrica
  • hidreletrica
  • Hidrelétrica
  • Hidrelétricas
  • Hidrelétricas
  • Hidreletricas
  • Hidrelétrica
  • Hidreletrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!