Hidrelétrica

Páginas: 9 (2029 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Macaé
Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé

Eletromagnetismo

Dhafiny Correa
Távila Pinheiro


Outubro, 2012
Magnetismo:
* Ímãs: Os imãs, também conhecidos como magneto, sãos substâncias que possuem a capacidade de atrair substâncias magnéticas (ferro ou outros metais).
Existem dois tipos de ímã: os naturaise os artificiais.
* Ímãs naturais – são aqueles que encontramos na natureza e são compostos por minério de ferro (óxido de ferro/ Fe3O4). Este tipo de ferro magnético é denominado magnetita.
* Ímãs artificiais – são aqueles que adquirem propriedade magnética ao serem atritados com um imã natural. A capacidade magnética destes imãs pode superar à dos imãs naturais. Atualmente a maioria dosímãs utilizados são artificiais e apresentam inúmeras aplicações práticas.

* Os polos de um ímã: Colocando se o ímã em contado com o ferro, ou limalha (fragmentos de ferro) e outros matérias que conseguem ser atraídos por ele, pode-se observar que predominantemente são atraídos nas regiões extremas. Essas regiões são denominadas polos, os polos de um ímã.
Suspendendo um ímã pelo seucentro de gravidade, de modo que possa girar livremente, pode-se notar que ele se orienta próximo à direção norte-sul geográfico. Existem dois tipos de polo: o polo do norte e o polo do sul.
* Polo Norte (N) – é a região que se volta para o norte geográfico.
* Polo Sul (S) – é a região que se volta para o sul geográfico.

* Inseparabilidade dos polos de um ímã: Ao serrarmos um ímã retotransversalmente, cada parte obtida não apresenta um polo único. Surgem na região de corte polos de nomes contrários aos extremos, de modo que cada parte obtida é um novo ímã, sendo assim completo. Portanto, não é possível separar os polos de um ímã e obter partes com apenas o mesmo polo.

* Campo magnético de um ímã: Quando se aproxima um ímã de uma agulha magnética, esta sofre um desvio, ouseja, o ímã modifica as propriedades dos pontos dos espaços que o envolve. Com isso dizemos então que nesse espaço passa a possuir um campo magnético. Para medir a ação de um ímã, a cada ponto, associamos uma grandeza vetorial denominada vetor indução magnética.
* Magnetismo terrestre: É o limite entre aquela região de espaço dominada pelo campo magnético da Terra, chamado de Magnetosfera, e oespaço interplanetário onde campos magnéticos são dominados principalmente pelo sol. A Terra tem um campo magnético forte. É como se ela fosse uma enorme barra de imã, seria então um ímã com o polo norte magnético próximo ao polo sul geográfico e o polo sul magnético próximo ao seu polo norte geográfico. A terra pode ser imaginada como tendo um grande ímã de dois polos em seu interior, ou maismodernamente, com uma espira circular gigantesca percorrida por uma corrente muito grande a muitos quilômetros de seu interior, e o plano desta espira estaria deslocado cerca de 11,5° , em relação ao plano do Equador.
A bússola magnética trabalha e encontra as direções na superfície da Terra por causa deste campo magnético, ela é um instrumento constituído de um ímã leve em forma de losango,denominada agulha magnética, que origina e torno de um eixo fixo em uma caixa dotada de pontos cardeais. Este mesmo campo magnético estende-se para longe no espaço exterior. Ao observar uma bússola é possível ver que uma agulha dentro dela sempre aponta em uma determinada direção. Esta agulha está magnetizada, o que nos leva então a concluir que existe um campo magnético associado à Terra.
* O que éum eletroímã? É um dispositivo no qual a eletricidade percorre um fio enrolado em um pedaço de ferro e que se comporta como um imã, utiliza-se corrente elétrica para gerar um campo magnético, semelhantes àqueles encontrados nos ímãs naturais. É geralmente construído aplicando-se um fio elétrico espiralado ao redor de um núcleo de ferro, aço, níquel ou cobalto.
Quando o fio é percorrido por uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hidrelétrica
  • hidreletrica
  • Hidrelétricas
  • Hidrelétricas
  • Hidreletricas
  • Hidrelétrica
  • Hidreletrica
  • Hidrelétricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!