Hidraulica austuarina

1966 palavras 8 páginas
HIDRÁULICA ESTUARINA
Prof. Fernanda Cavalcante Gomes Obras Hidráulicas e Portos II

Região estuarina do Rio João de Tiba – Município Santa Cruz de Cabrália - BA Fonte: Arquivo pessoal Fernanda C. Gomes (2010)

Tipos de Mares
MAR ABERTO – corpo d’água salgada que geralmente se conecta a um oceano. Devido à ocorrência de uma circulação limitada entre os mares e os oceanos que os margeiam, estes corpos de água possuem, frequentemente, características oceanográficas diferentes das dos oceanos.

Os mares possuem dimensões menores e se misturam pouco com os oceanos, permitindo que a drenagem de rios ou a quantidade de água que precipita e evapora afetem as propriedades físico-químicas de suas águas. (Ex. Mar das Antilhas, Mar da China, Mar do Norte)

MAR FECHADO – todo mar que não possui nenhuma conexão com os oceanos, sendo, na verdade, um grande lago salgado. (Ex. Mar Morto, Mar de Aral, Mar Cáspio) MARES INTERIORES OU MEDITERRÂNEOS (Semi-aberto ou semi-fechado) – Localizam-se no interior do continente mantendo contato com as águas oceânicas por meio de estreitos ou canais. (Ex. Mar vermelho, Mar Mediterrâneo, Mar Báltico, Mar Negro) OCEANO – corpo de água salgada de grandes dimensões. Possui profundidades superiores a 2000m.

Estuário
O estuário pode ser definido como um corpo d’água costeiro :
-Semi-fechado -Que possui livre conexão com o mar aberto; -Com salinidade ( ‰ ou g/L) mensuravelmente diluída pela água doce oriunda da drenagem hidrográfica; -Com dimensões menores que as dos mares fechados

Na prática, essa definição pode abranger:

-Baías sujeitas a marés;
-Trechos fluviais sujeitos a marés; -Trechos costeiros sujeitos a vazões fluviais;

Os estuários e seu entorno apresentam, normalmente, as seguintes características: -Grande densidade populacional -Áreas portuárias e de navegação

-Áreas de segurança naval
-Abundância de recursos pesqueiros -Áreas de recreação e lazer

Subdivisão das zonas de estuário:

Fonte: ALFREDINI,

Relacionados