Hidraulica 20e 20Pneum C3 A1tica 20 20Aula 201

2138 palavras 9 páginas
1

Circuitos Pneumáticos

Os circuitos pneumáticos são divididos em várias partes distintas e, em cada uma destas divisões, elementos pneumáticos específicos estão posicionados.
Estes elementos estão agrupados conforme suas funções dentro dos sistemas pneumáticos.
As múltiplas funções quando devidamente posicionadas dentro de uma hierarquia, formam uma cadeia de comandos.
Temos a representação das conexões através de números

Neste esquema fica caracterizado que válvulas direcionais podem ser tanto elementos de comando como elementos de sinais. Isto posto, fica estabelecido que as válvulas sejam tratadas pela sua característica construtiva e não pela sua função no circuito.

1.1

Válvulas direcionais

Válvulas direcionais são válvulas que interferem na trajetória do fluxo de ar, desviando-o para onde for determinado por ação de um acionamento externo.
Para representação das válvulas direcionais nos circuitos pneumáticos, são utilizados simbologia normalizadas conforme norma “DIN ISO 1219”. Esta norma nos dá a função da válvula e não considera a construção da mesma.



Desenvolvimento dos símbolos



Identificação das posições

Posição de repouso ou posição normal é aquela em que a válvula se encontra quando não esta acionada. No caso das válvulas de 2 posições, a posição de repouso é aquela situada a direita da válvula e para as válvulas de 3 posições a posição de repouso é a posição central.


Identificação das conexões

Conforme norma DIN ISO 5599 temos a representação das conexões através de números e segundo a norma DIN ISO 1219 a representação e por letras.



Tipos de acionamentos

As comutações das Válvulas direcionais dependem de acionamentos externos. Esses acionamentos podem ser MECÃNICOS; MANUAIS; ELÉTRICO; PNEUMÁTICOS e/ou combinados. O acionamento deve ser sempre compatível com o momento do acionamento. Por exemplo, para um sinal de inicio de ciclo, normalmente se usa um acionamento muscular ( botão, pedal, alavanca. Se o acionamento for

Relacionados