hidraulia aplicada laboratorio bomba centrifuga, calculo de perda de carga

421 palavras 2 páginas
Hidráulica Aplicada – Roteiro de laboratório
Levantamento experimental – Curva de bomba centrífuga
Objetivo:
Obter a curva de funcionamento de uma bomba centrífuga (radial), fazendo isso através da teoria exposta em sala de aula sendo aplicada em um sistema disponível no laboratório de hidráulica.
Introdução:
As bombas são utilizadas para elevar a pressão em um determinado fluído para que esse possa ser elevado com uma pré-determinada vazão. A demanda de energia necessária para tal é o indicador do tipo de bomba para isso é fundamental conhecer a relação “Vazão (Q) x Altura manométrica (H)”, a fim do emprego mais consciente desse tipo de equipamento, sendo a curva representada obtida com o rotor operando em velocidade constante (n). Nesse experimento será desprezada a perda de carga na tubulação de sucção, que pode ser considerada desprezível. A tubulação de sucção é curta e a válvula instalada é de passagem plena.
Procedimento experimental
Preparação:
Medida da vazão:
Deve ser utilizado o reservatório de medida.
Medida das pressões:
A pressão de recalque é indicada pelo Manômetro de Bourdon, que deve ser ligado à tomada de pressão P2 do painel de inox (quadro da esquerda) ou P4 (quadro da direita)
É conveniente proceder a retirada das bombas na linha de manometria.
Ensaio
- Fechar totalmente as válvulas de entrada do quadro em uso.
- Nessa situação, a bomba está operando com vazão nula e com máxima pressão.
- Note que neste ensaio pode ser utilizada qualquer uma das tubulações. Recomenda-se utilizar a linha do tubo liso ¾
- Atuar sobre o registro, medir a vazão e registrar o valor da pressão de recalque. Recomenda-se obter, pelo menos, 10 pontos.

Conclusão
Os dados obtidos com o resultado do experimento demonstrou uma curva descendente, conforme foi demonstrado nas aulas teóricas, mesmo sendo desprezado as diferenças de cotas entre a sucção e o recalque e as perdas de carga nestes trechos de tubulação. Outro fator que não mostrou

Relacionados