hidratatnte

2002 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO
A pele é formada por três camadas: a parte externa (epiderme), a intermediária (derme) e uma interna, mais profunda (hipoderme). Cada uma destas camadas tem funções e características específicas. A água que vem na circulação sanguínea atravessa as diferentes camadas da pele e se evapora no meio ambiente. Se o fluxo de água de dentro para fora do corpo é muito intenso, pouca água fica retida na pele, podendo torná-la seca, áspera, com rugas finas e com uma sensação de repuxamento.
Uma pele naturalmente hidratada deve reter uma boa quantidade de água na epiderme e na derme. Por essa razão, a hidratação dérmica é feita pelos ativos contidos nos cosméticos, através de seus mecanismos de ação, que a dermatologista Carla Albuquerque descreve a seguir: Oclusão: Promovido por ingredientes emolientes, que formam um filme sobre a pele impedindo a perda de água (vaselina, lanolina,óleos minerais e vegetais, manteiga de karité, ceramidas). Umectação: Mantém a pele naturalmente umedecida, por aplicação de substâncias que retêm água na superfície da pele (glicerina, sorbitol, propilenoglicol).
Hidratação ativa: Oferecida por ativos que tem a capacidade de penetrar na epiderme e reter água nas camadas mais profundas da mesma, como os constituintes do fator de hidratação natural (NMF - Natural Moisturizing Factor), ureia, lactato de amônio.

Os cremes são formas farmacêuticas e cosméticas, destinadas ao uso externo, e constituídas geralmente de duas fases intimamente dispersas uma na outra, podendo conter substâncias terapêuticas ativas, dissolvidas ou emulsionadas em uma das fases. Apresentam o comportamento reológico pseudoplástico e portanto, deformam-se durante a aplicação, facilitando o espalhamento e recuperando a viscosidade inicial no momento que se encerra a aplicação, o que evita que o produto escorra. Cremes não se formam espontaneamente quando dois líquidos imiscíveis são misturados. É necessário energia, através de agitação, vibração mecânica ou calor, e

Relacionados