Hidróxido de sódio

Páginas: 6 (1317 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
ITB PROF. MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO

SODA CÁUSTICA

FÍSICO-QUÍMICA


Prof. Edison Orsi






Cláudia Santos n°3
Fábio Sena n°
Francisco Aurélio n°
José Josinaldo n°

MAQ3AN





BARUERI
2012

SUMÁRIO

























1. INTRODUÇÃO:
A soda cáustica (NaOH – hidróxido de sódio) é, nas condições ambiente, um sólido branco bastantehigroscópico (absorve a água presente no ar). Caracteriza-se por ser uma base de Arrhenius muito forte, portanto, é utilizada para neutralizar ácidos fortes ou tornar rapidamente alcalino um meio reacional, mesmo em poucas concentrações.
É frequentemente utilizada para desobstrução de encanamentos por ser capaz de dissolver gorduras. Entretanto, pelo seu poder corrosivo, é muito perigosa e podeprovocar desde vermelhidão (em contato com a pele) até queimaduras graves.
O hidróxido de sódio não se apresenta como um sólido molecular, sendo um sólido completamente iônico, onde seus cátions sódio (Na +) e seus ânions hidróxido (OH -) ficam dispostos numa rede cristalina.





















2. SODA CÁUSTICA


A soda cáustica é, nas condições ambiente, um sólido brancobastante higroscópico (absorve a água presente no ar).
Caracteriza-se por ser uma base de Arrhenius muito forte, portanto, é utilizada para neutralizar ácidos fortes ou tornar rapidamente alcalino um meio reacional, mesmo em poucas concentrações.
É frequentemente utilizada para desobstrução de encanamentos por ser capaz de dissolver gorduras. Entretanto, pelo seu poder corrosivo, é muitoperigosa e pode provocar desde vermelhidão (em contato com a pele) até queimaduras graves.
O Hidróxido de sódio não existe na natureza,ele é produzido industrialmente por meio de reações de eletrólise de soluções aquosas de cloreto de sódio ( NaCl – salmoura ),conforme a reação abaixo:




Sob o efeito de uma corrente elétrica que passa entre dois eletrodos (o ânodo e o cátodo), ocorre adissociação das moléculas do cloreto de sódio e da água, o que resulta em cloro de um lado (sobre o ânodo) e hidrogênio e soda cáustica líquida do outro lado (sobre o cátodo).


2NaCl + 2H2O → Eletricidade → Cl2↑ + 2NaOH + H2↑



3. PROPRIEDADES FISICO-QUÍMICAS

Fórmula Molecular NaOH
Massa Molar 39,99 g/mol
Nome IUPAC Hidróxido de Sódio
Nome Comercial Soda Cáustica
Densidade 2,13 g/cm3A soda cáustica possui cor esbranquiçada e pode apresentar-se na forma sólida (em barra, escamas, pérolas, flocos, lentilhas, pó, pastilhas ou cilindros brancos secos) ou na forma líquida .
A soda cáustica, na forma sólida em geral, apresenta uma concentração de 96% a 99%, enquanto na forma líquida esta concentração está na ordem de 49%.
Além de corrosiva, a soda cáustica também é bastantetóxica e muito solúvel em água, o que inclusive é uma dissolução que libera grande quantidade de calor, sendo um processo exotérmico.
Tem a propriedade de absorver água do ar (higroscópica), tornando-se um líquido incolor quando exposto ao ambiente por um tempo.






4. ACONDICIONAMENTO

Materiais seguros para embalagens:

-Recomendadas: Sacos de polietileno de 25 Kg.-Inadequadas: Recipientes que contenham alumínio, estanho, zinco e ligas desses metais, cerâmica, chumbo, ferro-silício, cromo, latão vidro e resinas fenólicas.








5. TRANSPORTE

Os veículos destinados ao transporte de soda cáustica, bem como os tanques e embalagens do produto devem estar de acordo com as exigências legais, com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ecom os Regulamentos Técnicos de Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).
No Brasil, a identificação no veículo é feita por meio de retângulos laranjas, que podem ou não apresentar duas linhas de algarismos, definidos como Painel de Segurança; e losangos definidos como Rótulos de Risco, que apresentam diversas cores e símbolos, correspondentes à classe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hidroxido De Sodio
  • Hidróxido de sódio
  • Hidróxido de Sodio
  • Hidroxido de sodio
  • Preparo de solução de hidroxido de sódio
  • padronização de uma solução de hidroxido de sodio
  • Padronização do hidroxido de sódio
  • padronização do hidróxido de sódio 0,1M

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!