Hibernação

Páginas: 6 (1333 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Hibernação

Segundo o dicionário, hibernação significa sono letárgico de certos animais durante o inverno. Esta letargia é conseqüência de uma grande redução no metabolismo – e temperatura e é uma maneira dos animais homeotérmicos sobrevi- verem durante o inverno e/ou quando a disponibilidade de alimentos é escassa, podendo durar muitos meses.

Nestes momentos, o corpo busca formas desobrevivência, evitando perda de energia desnecessária para ter condições de manter a temperatura corporal e, consequentemente, as funções vitais. Em frios intensos e prolongados, essa “economia de energia” já não basta e, assim, determinados animais hibernam. O primeiro passo é uma queda da temperatura corporal até que seus níveis sejam próximos aos da temperatura ambiente. A taxa metabólica, afreqüência cardíaca, taxa de respiração e capacidades sensoriais também diminuem. Assim, há uma redução nos gastos energéticos.

Muitos animais buscam abrigos para se hibernarem, outros fazem tocas ou casulos, podendo ficar em grupos ou solitários. Apesar destes indivíduos se submeterem a condições de pouco gasto de energia, esta é necessária para manter suas funções vitais e para o uso ao fim dahibernação - período onde há o maior gasto energético.

Assim, muitos se alimentam bastante antes da letargia, acumulando o suprimento na forma de gordura; outros, ainda, despertam em alguns momentos para alimentarem-se, eliminar excreções e para ativação do sistema imunológico, eliminando patógenos que tenham invadido seu corpo.

Há nos hibernantes a gordura marrom, um tecido adiposo rico emmitocôndrias, as quais liberam energia em forma de calor. Ao fim da hibernação, o sistema nervoso ativa a contração de certos músculos para aquecimento do corpo (é o mesmo mecanismo que nos faz tremer, quando sentimos frio) e as mitocôndrias do tecido marrom entram em grande atividade, contribuindo para a elevação da temperatura e das funções vitais normais do animal.
 
 
Muitos roedores, morcegos eaves hibernam, nas épocas extremas do ano. Entretanto, o urso, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, não é considerado um verdadeiro hibernante: apesar de dormir durante quase todo o inverno, não tem a temperatura do corpo diminuída e tampouco entra em estado de letargia. Assim, considera-se que este animal – inclusive o urso polar – passa por momentos de estivação.

2º TEXTTO –HIBERNAÇÃO (FALA UM POUCO DO TECIDO ADIPOSO)
Alguns animais, durante o inverno, passam por um estado de dormência denominado hibernação. A explicação para o fenômeno da hibernação envolve a compreensão dos mecanismos de regulação de temperatura desses animais. Uma das principais características das aves e dos mamíferos é a sua capacidade de manter o corpo a uma temperatura constante, por isso sãoconhecidos como animais homotérmico ou animais de sangue quente. Em um ambiente frio, para manter a temperatura corpórea constante, é preciso evitar-se a perda de calor e/ou ganhar mais calor de alguma forma. Esses animais recorrem a várias estratégias, mesmo comportamentais, contudo, a temperaturas muito baixas torna-se essencial um aumento bastante acentuado do metabolismo do indivíduo. Esse seria oúnico modo de produzir calor, consumindo as reservas alimentares através de reações químicas com oxigênio. Portanto, em tais condições de frio intenso e prolongado, a manutenção de uma temperatura do corpo constante pode ser bastante custos, especialmente se os recursos alimentares são escassos.
Se os animais apresentam um tamanho reduzido, o problema é agravado, uma vez que o metabolismo dessascriaturas já é bastante elevado em condições de temperatura normais. O aparecimento da hibernação possibilitou a sobrevivência de várias espécies de morcegos, beija flores, roedores e insetívoros, ao longo do inverno. Nesse período de baixas temperaturas e redução dos recursos alimentares, esses animais deixam de controlar sua temperatura corpórea que iguala-se a temperatura do meio. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hibernação
  • hibernação
  • Hibernação
  • hibernação
  • Proteção contra corrosão em caldeiras sob processo de hibernação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!