HIBERMNAÇAO

371 palavras 2 páginas
Quais animais hibernam? Por quê? por Yuri Vasconcelos
Esquilos, morcegos, marmotas, ratos-silvestres, hamsters e ouriços são alguns dos animais que hibernam. Eles fazem isso para poupar energia durante o inverno, já que, nessa estação, a comida é escassa. O fenômeno só acontece com animais homeotermos (que têm a temperatura corporal constante) e que vivem em regiões temperadas e árticas, onde o frio é muito rigoroso. "Ao hibernar, o animal parece estar morto, mas o que acontece, na verdade, é uma brusca redução nas atividades do seu organismo", diz a bióloga Cecília Pessutti, do Zoológico de Sorocaba, SP. A temperatura do corpo cai, a respiração quase cessa e os batimentos do coração ficam tão lentos que se tornam praticamente imperceptíveis. "O estado de inatividade é tão profundo que o animal não desperta nem se for chacoalhado", afirma Cecília.
A hibernação pode durar sem anas e funciona também como um regime de dar inveja a qualquer ser humano em dieta: o animal consome a gordura acumulada em seu corpo ou acorda de tempos em tempos para comer alimentos estocados no ninho. Algumas espécies chegam a perder metade do peso durante a hibernação! O bicho só abandona essa interminável soneca quando a temperatura do ambiente começa a subir. Ao contrário do que se costuma dizer, os ursos não hibernam, embora passem boa parte do inverno dormindo. A temperatura corpórea do temido urso marrom, por exemplo, só cai de 38ºC para 34ºC, por isso, tecnicamente ele não se encontra em hibernação. Seu metabolismo fica um pouco mais lento, mas, diante de qualquer sinal de perigo, ele acorda na hora. O mesmo acontece com os castores. Embora pouca gente saiba, muitos animais que vivem em regiões desertas, quentes e secas também entram num sono profundo para se defender das agressões da natureza.
É o caso dos caracóis e de alguns tipos de sapos e peixes, como a pirambóia, que chegam a se enterrar na lama quando os rios em que vivem começam a secar. Nesses casos, no entanto, o

Relacionados