Hiadráulica exp bombas

1093 palavras 5 páginas
Universidade de Brasília
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Engenharia Ambiental
Hidráulica Experimental
Professora: Francisca Dariana

EXPERIMENTO I
(ORIFÍCIOS E bOCAIS)

Alunas:
Isabela Mirna 12/0152321
Tayline Serafim 12/0153777
Brasília, 01 de agosto de 2014.

1. Objetivos: Verificar o escoamento da água por diferentes orifícios e determinar seus respectivos coeficientes de velocidade (Cv) e de descarga (Cd), além de analisar o comportamento dos jatos d’água. Também faz parte do objetivo desse experimento o estudo de algumas características dos bocais.

2. Fundamentação Teórica Orifício é qualquer tipo de abertura, localizada na parede de um reservatório, com forma geométrica bem definida. Estes são bastante utilizados na medição de vazão, em especial para sistemas de irrigação, pois permitem a comunicação entre os componentes de um sistema hidráulico. Já em sistemas de drenagem, são utilizados como controladores de vazão, sendo também encontrados em pequenos tanques e canais.

Figura 1: Orifícios

Já um bocal é uma peça acoplada ao orifício, de formato tubular com a finalidade de direcionar o jato do fluido. Os orifícios podem ser classificados de diversas formas. As mais usadas são: por tamanho (pequenos e grandes) e tipo de parede (delgada e espessa). Essa classificação em relação ao tamanho, em algumas situações pode ser dual, ou seja, o orifício pode ser considerado pequeno e grande, devido a sua dependência da carga hidráulica. Já em relação ao tipo de parede, o orifício classificado em parede delgada indica que não há contato entre a água e a parede do mesmo, já orifícios de parede espessa esse contato acontece.

Figura 2: Bocais

Para mecânica dos fluídos, tem-se que

Relacionados