hi mc jellies

798 palavras 4 páginas
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal notificou 391 atendimentos de pessoas picadas por escorpiões de janeiro a outubro de 2014.

As Regiões Administrativas (RA's) do DF com maior incidência de escorpiões, estão a Asa Norte com 13,8%; Taguatinga, com 13,1%; Guará, com 9% e Asa Sul, com 8%. Essas regiões juntas totalizam 44% das 1271 inspeções realizadas de janeiro a outubro de 2014. Os dados são da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival).

Segundo Israel Martins, do Grupo Técnico da Vigilância Ambiental, vários fatores provocam o desalojamento do escorpião: o uso de inseticida; reformas estruturais e construções; limpeza de fossas, caixa de gordura, esgoto e bueiros; e as chuvas que provocam o alagamento dos esconderijos desses aracnídeos.

A Dival possui Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental (Nurva) com equipes de técnicos responsáveis pela realização das inspeções em todo DF, decorrentes de solicitações realizadas por telefones, e-mails, documentos oficiais e pela população.
"As inspeções visam identificar as condições favoráveis para o acesso e abrigo dos animais peçonhentos de importância médica, recomendação de medidas corretivas e capturar espécimes encontrados" relata o técnico.

De acordo com Israel Martins, é importante ressaltar que para este fim não é realizada a aplicação de inseticidas, pois os inseticidas pulverizados aumentam os riscos de acidentes por proporcionarem o desalojamento do escorpião. "É importante lembrar que esta atividade deve ser executada somente por profissionais habilitados", ressalta.

O que atrai os aracnídeos são os quatro fatores (4 A's): água, alimento, acesso e abrigo. "Sem esses 4 A's a casa é pouco atrativa a esses animais indesejáveis", relata Israel.

O que fazer em caso de picada por escorpião
A enfermeira da Divep, Rosa Maria Mossri, explica que é preciso procurar atendimento de emergência para avaliação clínica e realização de exames

Relacionados

  • Bioterrorism
    144121 palavras | 577 páginas