hhuuhhuu

7272 palavras 30 páginas
1. Introdução

A aplicação da Estatística aumentou nas últimas décadas, pois direta ou indiretamente a Estatística está presente em todos os aspectos da vida moderna, já que o estudo estatístico colabora como indicador para trabalhar com diversos produtos, possibilitando maiores estratégias na busca e no planejamento de soluções.

2. História da Estatística

A Estatística de acordo com Tiboni (2010) já era observada na Antiguidade de forma simples e imprecisa, quando os governantes faziam registros de dados que consideravam importantes, tais como informações sobre suas populações e suas riquezas, tendo como objetivo fins militares ou tributários. Os governantes investigavam o número de habitantes, de nascimentos e óbitos, faziam avaliações dos bens e riquezas do povo para que cobrassem os impostos proporcionais. Em guerras, para avaliar o número de “soldados” do próprio povo ou do adversário.
A partir do século XVI começaram a surgir as primeiras análises sistemáticas de fatos sociais, como batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas e os primeiros números relativos.
A palavra Estatística provém da palavra statu, que em latim significa estado, e apareceu pela primeira vez no século XVIII, sugerida pelo alemão Godofredo Achenwall. Bernoulli define Estatística como um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.

3. Métodos Estatísticos

Com a Administração a Estatística mantém uma relação de complemento, utilizada como instrumento de pesquisa para auxiliar na tomada de decisões. A direção de uma empresa, de qualquer tipo, exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitará seu tríplice trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa. A Estatística fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Os resultados podem ser utilizados para

Relacionados