hhomo

415 palavras 2 páginas
Paginas 157 á 161

Resumos Críticos:

Decisão pune quem tentou dar origem legal a dinheiro ilícito.
TEXTO REDIGIDO POR: THIAGO BOTTINO Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Puc-RJ. Bacharel em Direito pela Unirio. Integrou a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e a Banca de Direito Penal do Exame de Ordem. É Membro Efetivo da Comissão Permanente de Direito Penal do IAB — Instituto dos Advogados Brasileiros. Coordenador da Graduação da FGV DIREITO RIO

A lavagem de dinheiro foi um dos muitos temas inquietantes no processo do Mensalão. Pois até Junho de 2013, quando ainda corria o processo, para a caracterização da lavagem de dinheiro, era preciso eu esse dinheiro viesse de certos crimes. Com a mudança na lei de lavagem, muitas questões tenderam a desaparecer do debate, mas que foram essenciais para resolver o caso.

Transparência Interrompida.
TEXTO REDIGIDO POR Doutorando (J.S.D.) na Yale Law School (EUA). Mestre em Direito Público e Bacharel em Direito pela UERJ. LL.M pela Yale Law School.
A questão da Transparência foi bastante problemática no decorrer do processo, pois apenas o Ministro Joaquim Barbosa divulgava sistematicamente seu voto, enquanto os outros ministros combinaram entre si,de em sessão, apenas ler o resumo dos votos, dificultando assim a ampla defesa dos acusados, e deixando bem claro que cada um fez ali, o que queria.

Vigésima Terceira Sessão- 13 de Setembro de 2012- Quinta Feira
A vigésima Terceira Sessão, tratou do assunto de lavagem de dinheiro relacionada ao Banco Rural,que foi considerado culpado o Diretor do Banco e seu Advogado por 8 dos 10 Ministros. Porem causou muita polemica em seus votos o julgamento da funcionária da SMPB Geize Dias, que foi questionada sobre ter ou não o envolvimento direto com o autor do crime, pois trocava mensagens informais com o mesmo, mas, terminou absolvida por 7 a 3. A Ministra Rosa mencionou inclusive a fundamentação de um Ministro já aposentado na fundamentação de seu

Relacionados