Hhjhj

3140 palavras 13 páginas
A MODIFICAÇÃO CORPORAL

O ser humano no decorrer de sua história interfere em seu corpo de diversas maneiras e acompanhado intrinsecamente de múltiplas justificativas. Seja como rito de passagem, como forma de expressar sua religião, penitência para purificação da alma, punição, privação, como forma de se expressar artisticamente ou por motivos puramente estéticos. Na história humana, o corpo sempre sofreu alguma espécie de manipulação.

Partindo do pressuposto de que toda cultura é construída, podemos dizer que o corpo assim também o é, e dentro dessa perspectiva, ele é uma construção que varia de acordo com o tempo e espaço em que está inserido. O respectivo trabalho de pesquisa busca compreender historicamente a “construção” do corpo através das modificações corporais – tatuagem, piercing, escarificação, implante, dentre outras técnicas – na sociedade brasileira. Focando as décadas de 80 e 90, principalmente na cidade de São Paulo, que serviu como berço para o desenvolvimento, consolidação e propagação de tais práticas. Este trabalho tem como objetivo entender como e quando a tatuagem, o piercing, a escarificação, dentre outras manipulações do corpo, “retornam” à nossa sociedade e o impacto causado por elas.
Para realização da pesquisa utilizamos como base, análises bibliográficas da arte, corpo e sociedade, enriquecida, então, com entrevistas de profissionais e entusiastas das práticas das modificações corporais. Além das entrevistas, o trabalho contará com o uso de imagens que serão coletadas durante a pesquisa. As imagens terão a finalidade de ilustrar técnicas de modificações corporais possibilitando uma maior aproximação entre o leitor e o tema pesquisado. Vale pontuar que as entrevistas foram de suma importância, justamente pela falta de produção bibliográfica nacional e de documentação específica acerca da temática.
Obtivemos alguns dados e resultados bastante interessantes, como exemplo, o contato com a rápida proliferação cultural – ainda que

Relacionados