hhhh

Páginas: 5 (1131 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Friedrich Fröbel
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Friedrich Wilhelm August Fröbel
Friedrich Wilhelm August Fröbel (Oberweißbach, 21 de abril de 1782 — Schweina, 21 de junho de 1852) foi um pedagogo epedagogistas alemão com raízes na escola Pestalozzi. Foi o fundador do primeiro jardim de infância.
Índice
  [esconder] 
1 Princípios
2 Principais concepções educacionais3 Ligações externas
4 Referências
Princípios[editar | editar código-fonte]
Seu pai era um pastor protestante. Seus princípios filosófico-teológicos apontam um Fröbel (protestante) com um espírito profundamentereligioso que desejava manifestar ao exterior o que lhe acontecia interiormente: sua união com Deus.
Esses princípios e sua crença determinaram alguns de seus postulados tais como:
o educando temque ser tratado de acordo com sua dignidade de filho de Deus, dentro de um clima de compreensão e liberdade;
o educador é obrigado a respeitar o discípulo em toda sua integridade;
o educador deve manifestar-se como um guia experimentado e amigo fiel que exija e oriente com mão flexível mas firme. Não é somente um guia, mas também sujeito ativo da educação: dá e recebe, orienta mas deixa emliberdade, é firme mas concede;
o educador deve conhecer os diversos graus de desenvolvimento do homem para realizar sua tarefa com êxito, sendo três as fases de desenvolvimento, que vão desde quando o homem nasce até a adolescência.
Suas ideias reformularam a educação. A essência de sua pedagogia se centra nos princípios educacionais da atividade e da liberdade.
Trabalhou com Pestalozzi e, emborainfluenciado por ele, foi totalmente independente e crítico, formulando seus próprios princípios educacionais. Seus ideais educacionais foram considerados politicamente radicais e, durante alguns anos, foram banidos da Prússia.
Em 1837 Fröbel abriu o primeiro jardim de infância, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, do qual o professor seria o jardineiro. A criança seexpressaria através das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. A linguagem oral se associaria à natureza e à vida.
Froebel foi um defensor do desenvolvimento genético. Para ele, o desenvolvimento ocorre segundo as seguintes etapas:
a infância
a meninice
a puberdade
a mocidade
a maturidade
Todas estas fases eram igualmente importantes. Observava portanto a gradação e acontinuidade do desenvolvimento, bem como a unidade das fases de crescimento. Enfim, a educação da infância se realiza através de três tipos de operações:
a ação - atividade importante para o desenvolvimento infantil, pois havia um termo utilizado por Froebel que era a 'auto-atividade', ou seja, dizia que a criança aprende através da ação dela sobre determinado objeto.1
o jogo
o trabalho.Fröebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas. É interessante frisar, que para Froebel, o brincar caracteriza a ação da criança e que o próprio ato de brincar é uma linguagem, pois apreende no ato de brincar a linguagem gestual/corporal, sonora, verbal, entre outras.
Idealizou recursos sistematizados para ascrianças se expressarem: blocos de construção que eram utilizados pelas crianças em suas atividades criadoras, papel, papelão, argila e serragem. O desenho e as atividades que envolvem o movimento e os ritmos eram muito importantes. Para a criança se conhecer, o primeiro passo seria chamar a atenção para os membros de seu próprio corpo, para depois chegar aos movimentos das partes do corpo. Valorizavatambém a utilização de histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas, assim como as excursões e o contato com a natureza.
Fröbel afirma em sua obra A educação do homem (1826) que "a educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hhhh
  • Hhhh
  • hhhh
  • hhhh
  • hhhh
  • hhhh
  • HHHH
  • hhhh

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!