hhghgg

2492 palavras 10 páginas
Aula-tema 02: Projeto de Desenvolvimento para a América Latina

Atividade 2

Nessa aula discutimos o projeto de desenvolvimento para a América Latina. Mostramos que a maior parte dos países latino-americanos são exportadores de produtos primários e tiveram dificuldade em conciliar crescimento econômico e promoção da igualdade social e de renda. Outros países subdesenvolvidos conseguiram conciliar esses fatores.

Faça uma pesquisa no site do Ministério da Indústria e Comércio, na área de oportunidades de investimento em negócios e serviços - disponível em: , acesso em: 10 dez. 2013.

Consulte os arquivos de Argentina, Paraguai, Chile e Peru, países latino-americanos vizinhos do Brasil e da Coréia, Cingapura e Malásia, países da Ásia. Monte tabelas, descrevendo a pauta de exportação e importação desses países com o mundo e com o Brasil. Esses arquivos citam as principais empresas de cada país. Pesquise se elas estão instaladas no Brasil, em que setores atuam e o que produzem e vendem em nosso país. Caso não atuem aqui, mostre onde têm atividades produtivas e de vendas. Destaque se existem empresas desses países que sejam concorrentes potenciais da empresa que estão assessorando.

Importante: Essa atividade será a sessão 2 da atividade que deve ser entregue ao seu professor-orientador na aula-tema 4.

Dica:

Sites para pesquisa:

http://exame.abril.com.br/ - acesso em: 12 Jul 2012.

https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/ - acesso em: 12 Jul 2012.

Veja no site da CEPAL o livro sobre os BRICS - http://www.cepal.org/cgi-bin/getprod.asp?xml=/publicaciones/sinsigla/xml/7/39967/P39967.xml&xsl=/brasil/tpl/p10f.xsl&base=/brasil/tpl/top-bottom.xsl - acesso em: 12 Jul 2012.

Veja também o site da receita federal –

http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/ComerMercadBrasil/2002/BrasilIndia/comercio.htm - acesso em: 12 Jul 2012.

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/ComerMercadBrasil/2002/Brasilchina/comercio.htm - acesso em:

Relacionados