hgjghjgh

1456 palavras 6 páginas
Também é preciso excluir do domínio da física aquelas interfaces com outras ciências da natureza que constituem campos interdisciplinares, como a biofísica, a geofísica e a físico-química. Nessas disciplinas, a abordagem é feita do ponto de vista da física, mas o objeto de estudos pertence a outras áreas. Diferente é o caso da astrofísica, em que o objeto de estudos serve para testes dos conhecimentos obtidos em escala terrestre e de fonte para fenômenos novos a serem estudados pela física.

A fronteira com domínios filosóficos aparece implicitamente no conceito exposto acima, na seguinte questão: as propriedades e leis de movimento da matéria existem independentemente dos procedimentos empregados para conhecê-las? Essa questão pertence à teoria do conhecimento e a maioria dos físicos parece disposta a crer que o mundo material preexiste com suas leis próprias, que eles descobrem e representam numa imagem tão fiel e correta quanto seus instrumentos, métodos de observação e de análise o permitem. Outras questões filosóficas importantes relacionam-se com os conceitos de espaço e de tempo, intimamente ligados à matéria e ao movimento, que suscitam interpretações relacionadas com limites eventuais de existência do universo e com as categorias de determinismo e causalidade.Também é preciso excluir do domínio da física aquelas interfaces com outras ciências da natureza que constituem campos interdisciplinares, como a biofísica, a geofísica e a físico-química. Nessas disciplinas, a abordagem é feita do ponto de vista da física, mas o objeto de estudos pertence a outras áreas. Diferente é o caso da astrofísica, em que o objeto de estudos serve para testes dos conhecimentos obtidos em escala terrestre e de fonte para fenômenos novos a serem estudados pela física.

A fronteira com domínios filosóficos aparece implicitamente no conceito exposto acima, na seguinte questão: as propriedades e leis de movimento da matéria existem independentemente dos procedimentos empregados

Relacionados