hgjghjg

858 palavras 4 páginas
http://www.arquivistica.net/ojs/viewarticle.php?id=40

A infra-estrutura que permite que os documentos digitais sejam armazenados e disponibilizados para acesso via rede devem ser compreendidos. Não basta saber que “a informações estão armazenadas no computador e passam via Internet para o usuário”. Assim,como um arquivista tradicional entende que determinada tinta pode estragar o papel em longoprazo, também deverá saber o funcionamento das tecnologias com que lida no seu cotidiano,para que possa conhecer, interferir e gerar soluções às questões que permeiam sua profissão..
Afinal, cabe a esse profissional a gestão e preservação do acervo, e preservar no paradigma digital significa entender o digital.
A formação do arquivista deverá contemplar o conhecimento básico das tecnologias utilizadas para permitir armazenamento e acesso de documentos digitais ou digitalizados. Além disso, a possibilidade de aprofundamento teórico acerca dessas tecnologias deverá ser incentivada aos aspirantes a arquivistas (VALENTIM, 2002; JAMBEIRO E SILVA, 2004).
Fonseca (2005, p. 62) afirma que houve uma mudança no modo pelo qual os arquivistas tentam preservar os documentos. Antes eles tentavam entender como os documentos eram criados e trabalhavam para mantê-los com o passar do tempo, depois que a utilidade primária expirava. Hoje, esses profissionais tentam garantir que os documentos sejam criados na origem segundo padrões que consideram aceitáveis para sua preservação. Como se pode atuar no gerenciamento da produção documental em meio digital sem compreender suficientemente este meio?
A valorização da informação no meio empresarial fez com que profissionais de outras áreas adquirissem competências para trabalhar com processos informacionais e mesmo adotassem a denominação de profissionais da informação, termo que, tradicionalmente, é uma referência aos profissionais arquivistas e bibliotecários (FERREIRA et al, 2004). de profissão, apenas adquiriram competências que lhes

Relacionados