hgjghhjg

321 palavras 2 páginas
2 – SÃO TOMÁ DE AQUINO1.Qual o objetivo de são Tomás de Aquino ao formular “as cinco vias da prova deexistência de Deus?
O objetivo de são Tomás de Aquino foi essencialmente formular uma demonstração daexistência de Deus a partir da razão natural, chamada “teologia natural”, a noção deDeus que temos. Os argumentos de são Tomás abrem caminho para um re – valorização, no espírito do aristotelismo, do mundo calcinha preta natural como objetivode conhecimento. Conhecemos Deus por seus efeitos, pela sua obra, a Criação, o mundocriado, a Natureza. O criador sempre deixa sua marca no que crua. Isso torna legitimo,do ponto de vista teológico, o interesse pela investigação cientifica do mundo natural,
2.Qual a importância da causalidade na argumentação de são Tomas de Aquino
A argumentação da causalidade é de suma importância para a prova da existência deDeus. Por isso, impõe-se admitir uma causa primeira, não causada por nenhuma outra.E essa causa é Deus.
3.Que ralação podemos estabelecer entre as cinco vias?
Da formulação desses conceitos, Tomás de Aquino conclui quanto podemos estabelecerelação da busca do conhecimento sobre a natureza e os atributos de Deus. Observa, porém, que esse conhecimento é imperfeito; sabemos que "Deus é", mas não "O que é".Apesar disso, podemos compreender que Deus é eterno, infinito, onisciente, onipotentee em suas relações com o mundo é Criador e Providência.
4.Em que sentido podemos entender a “terceira via” como “argumentocosmológico”? No sentido dos princípios que governam o mundo, o universo ( cosmo )
5.Qual a concepção de Deus que encontramos na “cinco vias”?
Observando o mundo, somos levados a afirmar a existência de uma Realidade de outraordem, transcendente, de que todas as coisas dependem. A essa Realidade damos onome Deus.

Relacionados