hgjdcddddddddddddfgn

664 palavras 3 páginas
Relatório Fontes de Alimentação

Formanda:Vanessa Faiões
Curso: ARCI Turma: 0613
Formador: Sérgio Sousa
UFCD: 5126 Electrónica Industrial

Palmela, 17 de Novembro de 2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho surge no âmbito da UFCD de Electrónica Industrial e este está dividido em 3 partes: Analises dos esquemas das fontes de alimentação, análise ás avarias e seus procedimentos.
Neste trabalho pretendo mostrar o que andamos a desenvolver em aulas práticas, reparação de fontes de alimentação especificamente. Irei falar da fonte +15v; -15v; -5v e 0…40v; 0…1ampére.
Falarei por diagramas de blocos, as suas possíveis avarias, checklist, e também nos procedimentos que nos levam a reparar esses mesmos estragos.

Análise de esquemas de fontes de alimentação

Fonte: +15v; -15v; -5v
Diagrama de blocos:
+15v

A tensão de entrada é +/- 40v na qual passa pela ponte rectificadora e entra no transístor BD246 essa mesma tensão. Deste sai já com alguma queda aproximadamente de 20v. Na entrada do compensador 7815 esta tensão é ajustada para o que se pretende na saída, ou seja de +15v.

-15v

Neste diagrama de -15v a tensão de entrada continua a ser +/- 40v mas sai no sentido oposto á ponte rectificadora, sai na zona inversora, a qual já leva uma tensão negativa, que vai ser reduzida no BD245 e regularizada novamente no compensador 7815 este qual delimita a tensão de saída.

+5V

Aqui a ponte rectificadora tem o lado positivo ligado a massa e só passa ou conduz através do ponto negativo logo, a tensão de saída vai ser negativa. Como o compensador é um 7905 logo limita a tensão logo 5v, neste caso -5v.

NOTA:

Nestes 3 diagramas apresentados temos em comum a ponte de diodos ou rectificadora, os 3 compensadores que delimitam a tensão de saída e no 3 casos existem 3 diodos de roda livre (dois diodos em serie com um em paralelo). No caso desta

Relacionados