hghhg

640 palavras 3 páginas
Curto-Circuito

O curto-circuito ocorre devido à passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito. Ele pode causar vários danos nos circuitos elétricos, pois provoca reações muito violentas em virtude da dissipação instantânea de energia. Nessas reações ocorrem explosões, dissipação de calor, produção de faíscas, etc.
Com a finalidade de evitar o curto-circuito são colocados fusíveis ou disjuntores no local onde passa corrente elétrica. Os disjuntores funcionam como um interruptor automático, ou seja, quando detectam falha na corrente elétrica automaticamente são desligados, deixando assim o circuito aberto. Já os fusíveis possuem a mesma característica, sendo diferenciados pelo fato de ficarem inutilizados quando realizam a interrupção.
Quando dois pontos de um circuito são ligados por um fio de resistência desprezível, dizemos que há curto-circuito, o que significa que os dois pontos têm o mesmo potencial. Nesse caso a resistência interna dissipa toda a potência elétrica, o que pode acarretar danos ao gerador.

Quando a corrente elétrica atinge o ponto X, ela é totalmente desviada pelo fio de resistência r = 0, indo para o ponto Y. Desse modo, os pontos X e Y passam a ter o mesmo potencial e podem ser considerados o mesmo ponto, como mostra a figura abaixo.

O resistor de resistência R2 não é percorrido por corrente e pode ser eliminado do circuito. Desse modo, a resistência equivalente desse circuito é calculada pela equação:

Req = R1 + R3 + R4

Ponte de Wheatstone

Ponte de Wheatstone e um método utilizado para determinar a resistência de um resistor. Ela consiste na utilização de um galvanômetro (instrumento que pode medir correntes elétricas de baixa intensidade, ou a diferença de potencial elétrico entre dois pontos), dois resistores de resistência conhecida (R1 e R2) e outro de resistência variável (RV), além de uma fonte de tensão.

Para determinar a resistência desconhecida RX, devemos ajustar a resistência variável RV

Relacionados

  • historia do alienista
    4404 palavras | 18 páginas
  • Importar tabela sql
    9121 palavras | 37 páginas