hgfgcrtdfgc

706 palavras 3 páginas
HISTÓRICO DA HOTELARIA NO BRASIL O século XVIII e a cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo surgem como marcos iniciais da hotelaria no Brasil. Nesse período,as casas de hospedagem começaram a surgir na cidade do Rio de Janeiro; eram estalagens, ou casas de pasto, que ofereciam alojamento aos interessados, embriões de futuros hotéis. Foi também no século XVIII Charles Burton fez a primeira classificação das hospedarias paulistanas, a qual segue a baixo:
1ª Categoria Simples pouso de tropeiro.
2ª Categoria Telheiro coberto ou rancho ao lado das pastagens.
3ª Categoria Venda, correspondente a "pulperia" dos hispano-americanos, mistura de venda e hospedaria.
4ª Categoria Estalagens ou hospedarias.
5ª Categoria hotéis.
A chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro (1808) e a abertura dos portos também foram marcos do princípio da hotelaria na cidade. Cabe destacar também o Hotel Pharoux o qual naquela época era o mais requisitado; pela localização estratégica junto ao cais do porto, no largo do Paço, considerado um dos estabelecimentos de maior prestígio no Rio de Janeiro.

Já na capital paulista, somente a partir da data de 1870 é que alguns meios de hospedagem passaram a merecer destaque como: HOTEL Paulistano, HOTEL do comércio, Hotel Universal, Hotel Providência, Hotel Quatro Estações entre outros.
Nesse início da Hotelaria no país percebemos nos meios uma forte influência européia, tanto nos conceitos como nas próprias construções. Também é preciso reforçar que os meios de transporte e sua evolução foram decisivos para o crescimento do setor no país assim como no mundo.

PRIMEIRO HOTEL DE LUXO DE BRASILIA Primeiro hotel da capital, projetado por Oscar Niemeyer, o Brasília Palace foi inaugurado em 30 de junho de 1958. Durante o seu período áureo, hospedou personalidades como André Malraux, Jean Paul Sartre, Indira Gandhi, Rainha Elizabeth II, Dwight Eisenhower e Che Guevara, entre outros, até que um incêndio, em 5 de agosto de 1978,

Relacionados