.hgeqbewh

1247 palavras 5 páginas
Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Departamento de Tecnologia em Alimentos
TAL 475- Operações Unitárias
Aula prática

Prática – Determinação do ponto de operação: curva do sistema vs Curva da bomba

1 OBJETIVOS


Construir a curva de carga da bomba centrifuga e as curvas do sistema dos diferentes sistemas de escoamento que o conjunto proporciona.



Obter o ponto de operação do sistema pela interseção das curvas construídas.



Determinar as perdas de carga no escoamento de fluidos em tubulações de seção circular reta e em acessórios destas tubulações.



Verificar o fenômeno da cavitação, com suas causas e efeitos para o sistema.

2 INTRODUÇÃO

Dentro da indústria alimentícia, as bombas têm a finalidade de fornecer energia a um fluido para que possa executar o trabalho representado pelo deslocamento de sua massa entre duas posições quaisquer (seção de sucção e seção de descarga), vencendo as resistências existentes em seu percurso. Bombas são máquinas geratrizes, ou seja, transformam o trabalho mecânico que recebem para o seu funcionamento em diferentes formas de energia que são comunicadas ao fluido como energia de pressão, potencial, cinética e calor (atrito).
Ao se projetar uma bomba, visa-se, especificamente, o deslocamento de determinada massa (vazão) até certa altura manométrica. Entretanto, uma bomba poderá ser posta a movimentar vazões maiores ou menores que aquela para a qual foi projetada.
A altura manométrica desenvolvida por uma bomba é a quantidade de energia absorvida pela massa de fluido que a atravessa, sendo função da rotação de acionamento, das dimensões da bomba e do tipo do acabamento interno (projeto e revestimento). Em contrapartida, a altura manométrica do sistema representa a quantidade de energia que a massa de fluido precisa absorver para vencer o desnível da instalação, a diferença de pressão entre dois pontos (caso exista) e a perda de carga nas

Relacionados