hgahag

1008 palavras 5 páginas
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA I
VANIELSON SUELDO DE SANTANA
MATRÍCULA: 2014101074
RIO COMPRIDO TURMA: 122

PLANO REAL

HISTÓRICO

o real completou 18 anos de seu lançamento como moeda oficial do País. O Plano Real nascia, naquele momento, com o objetivo de estabilizar o sistema financeiro do País e derrotar de vez o dragão da inflação que ganhava cada vez mais força.

Após a entrada em vigor do real como moeda, o País trocou uma inflação de cerca de 4% ao dia para algo próximo disso, mas com a diferença de que essa passou a ser a taxa anual.

Desde a década de 1980, a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulava em um período de 12 meses taxas na casa dos 100%.
Quando comparado ao IPCA fechado de 1993, ano anterior à adoção do real, período em que a inflação atingiu incríveis 2.477,15%, o acumulado em 12 meses até maio deste ano, que aponta uma variação de 4,99% segundo o IBGE, é um claro termômetro de como a economia do País mudou nesses 18 anos de estabilização.

INTRODUÇÃO

Plano Real foi o programa brasileiro de estabilização econômica que promoveu o fim da inflação elevada no Brasil, situação que já durava aproximadamente trinta anos. Até então, os pacotes econômicos eram marcados por medidas como congelamento de preços. Neste trabalho iremos ver as principais mudanças ocorridas nas políticas econômicas do país com a adoção desse plano no Brasi.

DESENVOLVIMENTO

Política Fiscal

A adoção do Plano real levou a mudanças na política fiscal brasileira, resultando, assim, no começo de novo regime fiscal a partir de 1994. Para ganhar confiança dos capitais externos, para manter a estabilidade do Plano Real, foi realizada uma política fiscal restritiva. O Plano Real é marcado por altas taxas de juros desde seu início (sendo o pico durante o ano de 1999, quando a tava chegou ao patamar de 45% a.a, como consequência das crises da Ásia e Rússia), que tinham o propósito de financiar os gastos

Relacionados