HG Rec

Páginas: 3 (672 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
1. Liberalismo e Socialismo. Ideias ultrapassadas?

De cara sabemos que o Liberalismo e o Socialismo são dois sistemas que podemos chamar de opostos. Como o próprio nome diz, o liberalismo vem doconceito de liberdade e essa corrente defende a nova realidade oferecida pelo capitalismo, ele preza a competição, meritocracia, aprovando o direito de propriedade privada, igualdade do indivíduomediante a lei, acreditando que a riqueza seria acessível a todos que trabalhassem, vendo o pobre como um fracasso.
O liberalismo dominou a política Europeia e dos Estados Unidos no Século XIX, começandoa apoiar a liberdade de comércio, tendo mínimo de participação, só assegurando as condições de desenvolvimento da economia privada (criação de infraestrutura). Posteriormente, na segunda metade doséculo XIX, ouve uma mudança nesses ideais, os liberais passaram a acreditar e exigir que houvesse uma garantia do Estado sobre a conquista de novos mercados, incorporando o Darwinismo Social.
Houve nahistória três exemplos da concretização das suas ideias, podemos chamar de três revoluções, a Revolução Francesa, Revolução Industrial e a Revolução Americana.
O socialismo, a utopia socialistacomeçou a surgir na primeira metade do século XIX, veio de uma ideia de uma sociedade da qual haveria proteção dos indivíduos mediante a lei, socialização dos meios de produção, supressão da herança,supressão da moeda, produção desvinculada do lucro, ensino para toda a sociedade, sistematização do trabalho, entre outras. Negando os argumentos liberais, utilizando a igualdade.
Com isso surge a razão dasuperioridade do liberalismo sobre o socialismo que é o fato de as pessoas poderem se apropriar daquilo que produziram, visando que na riqueza gerada surge sempre um aumento e assim, se fossenecessário entregar o que foi produzido como no socialismo, não haveria um aumente direto de sua própria riqueza. E assim, começa a acontecer um desprezo liberal com base em não se conformarem com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hg
  • Rec
  • Rec
  • Rec
  • Rec
  • RECS
  • Historia de hg
  • aadwsdfr hg

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!