HFYV

736 palavras 3 páginas
SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DE PRESIDENTE PRUDENTE

JUDAS - NOVO TESTAMENTO III

Alunos: Gabriel Ramos Nunes
Tony Roberto Brandino JR

PRESIDENTE PRUDENTE
05/11/2013
Autor
Judas 1 identifica Judas, irmão de Tiago, como o seu autor. Isso provavelmente se refere ao meio-irmão de Jesus, Judas, já que Jesus também tinha um meio-irmão chamado Tiago (Mateus 13:55). Judas provavelmente não se identifica como um irmão de Jesus devido à humildade e reverência para com Cristo. Em geral, uma pessoa dos dias de Judas se apresentaria como filho de alguém, e não como irmão. O motivo da exceção aqui pode ter sido por causa da posição de destaque que Tiago desfrutava entre os cristãos de Jerusalém.
Data
Para alguns essa epístola foi escrita antes de 2 Pedro, portanto antes do ano de 65 d.C; para outros foi escrita depois de 2 Pedro, como a maioria dos estudiosos acreditam, por volta dos anos 70 e 80 d.C. A questão é, se 2 Pedro cita Judas ou se Judas cita 2 Pedro. A segunda carta de Pedro e a carta de Judas se parecem muito nas ideias e na forma. Ambas tratam dos perigos que estão ameaçando as doutrinas da Igreja.

Destinatário
Ainda que alguns poucos estudiosos não concordam, a maioria acreditam mesmo que o uso do antigo testamento e dados encontrados em material apocalíptico judaico são uma clara evidência de que seu público alvo “provavelmente consistia em Cristãos Judeus” essa é sim a posição mais indicada. O que temos a certeza é que Judas escreveu “aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo”.
Propósito do livro
A carta foi evidentemente escrita antes de tudo para advertir a Igreja contra os mestres imorais, os libertinos. Falsos mestres que estavam usando a liberdade cristã e a livre graça de Deus como licença para a imoralidade (v.4). Segundo parece, esses falsos mestres estavam tentando convencer os crentes que sendo salvos pela graça eles adquiriam a liberdade para pecar, uma vez

Relacionados