hfrs

Páginas: 3 (535 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
HFRS

Uma das manifestações clínicas causadas pelo hantavírus, HFRS é a tradução de “Febre Hemorrágica com Síndrome Renal”, nome designado à doença que tem repercussão sistêmica no organismohumano, afetando principalmente a circulação e o sistema urinário. É uma doença prevalente nos continentes europeu e asiático, fator determinado principalmente pelo habitat dos hospedeiros viraisintermediários.
O primeiro surto ocorreu durante a Guerra Coreana, entre 1950 e 1953, situação na qual o primeiro agente etiológico da doença foi definido como o Hantaan virus (HTNV), bem como seureservatório – o roedor da espécie Apodemus agrarius.
Sabe-se que existem 7 subtipos de hantavírus capazes de causar HFRS - dentre eles o HTNV, o SEOV (Seoul virus), o DOBV (Dobrava-Belgrade virus) e o PUUV(Puumala virus) -, que utilizam reservatórios diferentes e originam sintomatologia variada.
A HFRS pode se manifestar clinicamente em 3 graus: leve, moderado ou grave.

Patogênese: Reaçõesinflamatórias são desencadeadas principalmente devido à invasão dos hantavírus em células endoteliais e macrófagos – geralmente -, causando lesões endoteliais e aumentando a permeabilidade vascular, alémda produção de citocinas por células do sistema imune, que contribuem para esse quadro. Dessa forma, existe a possibilidade de edema e alterações no fluxo sanguíneo.

As infecções geradas por HTNV eDOBV têm como características comuns um período de incubação de 2 a 3 semanas e 5 períodos clínicos, designados como: Período febril, período hipotensivo, período oligúrico, período diurético eperíodo convalescente. De forma mais específica, temos:
1) Período febril: é caracterizado por hemorragia, observada nos sangramentos da camada conjuntiva do olho e nas mucosas e manifestada por ruborfacial e por petéquias hemorrágicas na pele. Surge um quadro hipotensivo e oligúrico que tem repercussões futuras, em outras fases clínicas. A albuminúria pode ocorrer nos casos mais graves.
2)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!