hfgdgd

511 palavras 3 páginas
FLASH vs. HTML5

Testes realizados por sites de grande audiência, como YouTube (http://www.youtube.com/html5) e Vimeo (http://vimeo.com/blog:268), no uso de players em HTML5 trouxeram à tona as discussões sobre as vantagens e as desvantagens da aplicação do Flash na área.

Já em carta aberta publicada no site da Apple (http://tinyurl.com/79-opiniao-1), Steve Jobs apresentou os motivos para que os gagdets da empresa (iPad, iPhone e iPod Touch) não suportem o produto da Adobe, o que serviu para esquentar ainda mais os debates sobre o tema.

Diante destas notícias, o grande questionamento pelo mercado é: qual será o futuro do Flash na produção de projetos digitais e interativos? Confira a seguir a opinião de alguns profissionais do mercado brasileiro de internet.

Bruno Ribeiro, developer do Coletivos.as e instrutor do Instituto Infnet www.coletivo.as, tem a seguinte opinião a respeito:

“A comparação começa equivocada, pois o HTML sequer é uma linguagem de programação, e sim de marcação. Logo, não concorre com o Actionscript (linguagem de programação utilizada no Flash). Ok, o HTML pode exibir vídeos, isso é ótimo, mas definitivamente o Falsh não se limita a isso.

O HTML5 não é perfeito, existem problemas de performance, e certamente o render dos browsers trará alguma diferença, como sempre aconteceu, o que dá inúmeras dores de cabeça.

Um dos grandes trunfos do Flash é a facilidade de atualização de seu player, enquanto a atualização da maior parte dos browsers é um pouco mais complicada. Isso se prova através da curva da atualização dos mesmos – a dos browsers é muito mais lenta.

Se observarmos a penetração do Flash Player9 e do Flash Player10, é impressionante o quã rápido os usuários adotaram a versão 10. Por outro lado o que vemos é uma infinidade de usuários com browsers antigos.

Na carta publicada pela Apple é dito, por exemplo, que o Flash consome recursos demais. Então, como explicar ele rodando tranquiliamente no sistema operacional

Relacionados