HEURISTICA DA ANCORAGEM E AJUSTAMENTO

313 palavras 2 páginas
HEURISTICA DA ANCORAGEM E AJUSTAMENTO

A heurística de ancoragem e ajustamento corresponde a julgamentos sob incerteza, quando as pessoas devem realizar estimativas ou decidir sobre alguma quantia, elas tendem a ajustar a sua resposta com base em algum valor inicial disponível, que servirá como âncora. A âncora proposta pode influenciar a resposta final.A ancoragem ocorre, também, quando o indivíduo baseia sua estimativa no resultado de um cálculo incompleto.
Embora a heurística de ancoragem e ajustamento possa ser freqüentemente útil em julgamentos e decisões, uma vez que possibilita uma economia de tempo e não demanda tanto esforço cognitivo, também pode levar a vieses. O julgamento pode ser enviesado em direção a uma âncora irrelevante (como, por exemplo, um número arbitrário fornecido pelo pesquisador).

Insuficiente ajustamento da âncora
Os indivíduos fazem estimativas para valores com base em um valor inicial (derivado de eventos passados, atribuição aleatória ou qualquer outrainformação que esteja disponível) e, em geral, fazem ajustes insuficientes daquela âncora quanto ao estabelecimento de um valor final. Dizer que o produtor “A” produzirá daqui a 10 safras aproximadamente 140 sacas/ha por começar a utilizar o fertilizante “X”. Sendo que a informação dado foi a do sucesso de outro produtor de uma regiãodiferente como uso de “X”.

Viés de eventos conjuntivos e disjuntivos
Os indivíduos exibem um viés tendendo para a superestimação da probabilidade de eventos conjuntivos e para a subestimação da probabilidade de ventos disjuntivos. Achar que irá obter sucesso com o uso do fertilizante “Y” sabendo que 10 produtores não tiveram, porém, seu vizinho obteve.

Excesso de confiança
Os indivíduos tendem a ser excessivamente confiantes quanto à infalibilidade de seus julgamentos ao responderem a perguntas de dificuldade variando de moderada a extrema. Responder que o fertilizante “A” é muito melhor que “B”, sem nunca ter usado “B” antes.

Relacionados

  • O homem e seus simbolos
    135278 palavras | 542 páginas