Hernan Córtez

Páginas: 2 (336 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
Hernán Cortés




Líder militar e aventureiro espanhol (1485-2/12/1547). Hernán Cortés, ou Hernando Cortés, nasce em Medellín, Filho único de Martín Cortés e Catalina PizarroAltamirano, era aparentado, por parte da mãe, com Francisco Pizarro, que mais tarde conquistaria o Império Inca (no atual Peru). Aos 19 anos, viaja para a ilha de Hispaniola, hoje dividida entre o Haitie a República Dominicana.
Em 1511 participa da conquista de Cuba, onde seria oficial do Tesouro. Cheio de prestígio, é nomeado capitão-geral da expedição espanhola de conquista do México. Parte em1519 com 11 navios e mais de 508 soldados. Quando chegou ao México, Montezuma, imperador dos astecas, acreditou que era o Deus Quetzalcoatl que voltava do exílio para vingar-se. A chegada de Cortés aoMéxico em 1519 coincidiu com a data precisa do calendário maia que indicava a chegada de Quetzalcoatl para reclamar a cidade de Tenochtitlán. Desembarca na península de Yucatán, onde funda a cidadede Vera cruz, apossando-se do Reino de Tlaxcala.
Após várias batalhas, toma Tenochtitlan, atual Cidade do México, capital mexicana. Aprisiona e mata o imperador Montezuma e o chefe supremoGuatemotzin, destruindo o Império Asteca. Em 1522, Cortés venceu os Astecas e destruiu Tenochtitlan, quando ele foi, ao mesmo tempo, governador e capitão-general. Em 1525, foi executado o último rei asteca,Cuauhtemoc, que era sobrinho de Cuitlahuac, este que era irmão de Montezuma II. Carlos I, porém, não estava satisfeito com ele o criticou. Em 1527, a Audiência do México assumiu o poder político e em1535 foi estabelecido um vice-reinado. Em 1523 é nomeado governador-geral do território da Nova Espanha.
Três anos depois, liquida os remanescentes do povo maia ainda estabelecidos em Yucatán.Em 1528, contudo, é destituído do cargo porque a corte, em Madri, considera excessiva a sua ambição. Mesmo assim, recebe do imperador espanhol Carlos V o título de marquês de Oaxaca. Volta ao México...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hernan cortez
  • Analisando a carta de Hernan Cortez a seu rei
  • Resenha critica das cartas de hernan cortez
  • Astecas e espanhóis: Hernán Cortéz e o Império Asteca
  • Espanhóis nas Américas
  • Hernan Cortes
  • Hernán cortés
  • Hernán Cortés

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!