Hermenêutica E Argumentação Jurídica

8634 palavras 35 páginas
Hermenêutica e Argumentação Jurídica

Dia 07/02/2012
Vamos estudar as referências históricas ao termo hermenêutica. É comum fazer referência a hermenêutica exclusivamente como um modelo de interpretação. Pensam que ela é unicamente interpretar. Só que as referências históricas a esse termo denotam algo mais que somente interpretar. A via da interpretação vai ser uma das referências que vamos fazer, e talvez ela seja a menos importante. Esta via da interpretação, está no âmbito de uma Escola que a idéia de que a hermenêutica se preocupa em verificar a interpretação das intenções.
Hermes: a origem da palavra Hermes não tem uma etimologia confiável. Herma é uma planta em linha reta que simboliza uma lembrança de algo que ali esteve. Maia era a mais jovem de um grupo de irmãs que foram encarregadas de ir para o planeta terra.
A religião do Deus Hermes para que torna-se praticante dela devia se colher uma folha do salgueiro, mostrando que estava praticando um ato de fertilidade. O cristianismo acaba com isso pois para quem quiser praticar e ser de uma religião basta crer, não precisava praticar nenhum ritual de passagem. Diferente dessas religiões com rituais iniciativos.
O Deus Hermes: tinha a capacidade de ligar desligar. Conectar e desconectar. Uma característica eternamente presente desse Deus é que ele está mesmo quando se lembra dele mesmo quando ele é esquecido. Tanto é que quando não sabe o que faz ainda sim a pessoa interpreta.
Hermes fabricou a lira pela primeira vez que é instrumento musical.
Hermes roubou o rebanho de Apolo, Apolo descobre manda os detetives fazer diligência e Hermes nega e então, eles vão a Zeus e Zeus interroga o filho (Hermes) e mesmo assim Hermes nega. Zeus convencido de que o filho estava mentindo, fez ele prometer que nunca mais iria dizer a mentira, e sim dizer a verdade. Hermes mata a tartaruga faz uma lira e com o som ele rouba o rebanho de Apolo que se sente encantado com o som da lira, logo o rebanho torna-se de Hermes , a

Relacionados