Hermeneutiva

813 palavras 4 páginas
A nova hermeneutica emergiu como um movimento dominante na teologia protestante europeia, defendendo a hermeneutica como o ponto central dos atuais problemas teológicos. Em 1967 o isolamento da crítica literária americana no que respeita à hermeneutica foi destruido pela obra de E. D. Hirsch.
O tratado de hirsch é uma ensaio completo sobre hermeneutica, constituindo um desafio as ideias dominantes da crítica atual. A teologia pode ser definida como o estudo dos princípios motodológicos de interpretação e explicação.
A tarefa da interpretação e o significado da compreensão são diferentes no que se respeita a uma obra e no que respeita a um objeto. A hermeneutica é o estudo da compreensão, é essencialmente a tarefa de compreender textos. O campo da hermeneutica nasceu como esforço para descrever estes últimos modos de compreensão, mais especificamente históricos e humanísticos. A hermeneutica chega à sua dimensão mais autêntica quando deixa de ser um conjunto de artifícios e de técnicas de explicação de texto e quando tenta ver o problema hermenêutico dentro do horizonte de uma avaliação geral da própria interpretação. A interpretação ultrapassa o mundo linguístico em que o homem vive, pois a própria existência dos animais depende dela. Ela é um fonômeno complexo e universal.
A palavra grega hermeneios referia-se ao sacerdote do oráculo de Delfos. Os gregos atribuíram ao deus Hermes a descoberta da linguagem, e da escrita. Hermes traz a mensagem do destino, hermeneuein é o descobrir de qualquer coisa que traz uma mensagem, na medida em que o que se mostra pode tornar-se uma mensagem. A origem da palavra hermeneutica sugere o processo de tornar compreenssível visto ser a linguagem o meio por excelência neste processo. O processo de tornar compreenssível está implícito em três vertentes básicas patentes no significado de ermeneuein e hermeneia, no seu antigo uso. As três orientações usando, usando a forma verbal para fins exemplificativos, significam: 1-

Relacionados

  • hermeneutiva
    21685 palavras | 87 páginas
  • Geografia e saude
    7991 palavras | 32 páginas