hermeneutica

Páginas: 4 (970 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Da integração da norma jurídica: analogia, eqüidade e princípios gerais do Direito


O legislador não consegue, por mais previdente que seja, prever todas as hipóteses que podem ocorrer na vidareal. Esta, em sua manifestação infinita, cria a todo instante situações que o legislador não lograra fixar em fórmulas legislativas. Pode ocorrer que ao julgar determinada questão o juiz não encontreno ordenamento jurídico a solução legislativa adequada. Houve época em que, na falta de disposição legal aplicável ao caso concreto, o juiz abstinha-se de julgar. Hodiernamente, tal solução não maisse admite, sob pena de remanescerem questões sem pronunciamento definitivo. Daí prescrever o Código de Pessoa Civil: “o juiz não se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade dalei”(cf. art. 126).

Aparece, então, o problema da integração da norma, que vem a ser, no dizer de Ruy Rebello Pinho e Amauri Mascaro Nascimento, “o processo com o qual o magistrado recorre acritério de típica criação do Direito para o caso concreto à falta de norma jurídica regulando a espécie”.

São meios de integração da norma jurídica: a analogia, a equidade e os princípios gerais doDireito.


Analogia: Ao consultarmos o Dicionário do Aurélio, verificamos que a palavra analogia possui diversas acepções. Juridicamente, significa a operação lógica mediante a qual se suprem asomissões da lei, aplicando à apreciação de uma dada relação jurídica, as normas de direito objetivo disciplinadoras de casos semelhantes.

A analogia consiste em aplicar a um caso não previsto a norma querege caso análogo, pois fatos semelhantes exigem regras semelhantes.

Como exemplo de aplicação da analogia lembramos aqui a Lei n° 2.681 de 1912, destinada a regulamentar a responsabilidade dascompanhias de ferro por danos causados a passageiros e a bagagem, passou a ser aplicada, por analogia, a todas as espécies de transportes terrestres (bonde, metrô, ônibus e até em acidentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HERMENEUTICA
  • Hermeneutica
  • hermeneutica
  • Hermeneutica
  • Hermeneutica
  • Hermenêutica
  • Hermenêutica
  • Hermeneutica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!