Hermenêutica

Páginas: 4 (789 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Hermenêutica
2. Historicidade e linguagem sobre Wittgenstein
Contrapondo-se à negação da história representada pelo cientificismo positivista e neopositivista, existe uma linha de filósofos queparte de Nietzsche e passa por Heidegger e pelos existencialistas, afirmando a historicidade do homem e do seu conhecimento. Essa postura anticientífica e historicista é tipicamente qualificada como afilosofia continental, em oposição à filosofia analítica de matriz tipicamente anglo-saxã[8]. Porém, por mais que essa divisão persista até os dias de hoje, sendo caracterizáveis diferençasfundamentais na formação típica dos filósofos e dos estilos de discurso envolvidos no labor filosófico[9], as linhas de força que inspiram esses grandes modelos passaram a se encontrar com bastante freqüência,especialmente no período que se seguiu ao fim da Segunda Guerra Mundial.
Um dos maiores responsáveis por essa convergência foi Wittgenstein, que é um dos filósofos da linguagem mais lidos pelatradição continental, especialmente porque ele propôs em suas obras póstumas conceitos lingüísticos que se contrapunham à filosofia analítica tradicional e que abriram espaço para uma espécie de historicizaçãoda linguagem. Em vez de se preocupar apenas com a formalização da linguagem e da garantia de rigor e precisão necessários para uma linguagem científica, Wittgenstein foi o grande responsável pelonascimento de uma filosofia da linguagem ordinária, em que a busca não era a de estabelecer uma linguagem purificada, mas de compreender o modo como as linguagens naturais efetivamente funcionam.
Oprincipal conceito que ele desenvolveu foi o de jogo de linguagem[10], rompendo com a noção cientificista de que a perfeição lingüística estava no rigor e na precisão, e afirmando existência de umapluralidade de jogos lingüísticos, cada qual com suas regras e elementos. Segundo Warat[11], contrapondo-se à idéia de que a linguagem natural era inadequada ao conhecimento, Wittgenstein passou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HERMENEUTICA
  • Hermeneutica
  • hermeneutica
  • Hermeneutica
  • Hermeneutica
  • Hermenêutica
  • Hermenêutica
  • Hermeneutica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!