Hermenêutica e Argumentação Jurídica

Páginas: 4 (934 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014
Hermenêutica e Argumentação Jurídica




Quando o Direito é aplicado por um órgão jurídico, este necessita de fixar o sentido das normas que vai aplicar, tem de interpretar estas normas. Ainterpretação é, uma operação mental que acompanha o processo de aplicação do Direito no seu progredir de um escalão superior para um escalão inferior. Na hipótese em que geralmente se pensa quando sefala em interpretação, na hipótese da interpretação da lei, deve responder-se à questão de saber qual o conteúdo que se há de dar à norma individual na sentença judicial ou uma resolução administrativa,norma essa a deduzir da norma geral da lei na sua aplicação a um caso concreto.
Existem duas espécies de interpretação que devem ser distinguidas claramente uma da outra: a interpretação do Direitopelo órgão que o aplica, e a interpretação do Direito que não é realizada por um órgão jurídico mais por uma pessoa privada e, especialmente pela ciência jurídica.
A norma do escalão superior não podevincular em todas as direções (sob todos os aspectos) o ato através do qual é aplicada. Tem sempre de ficar uma margem, ora maior ora menor, de livre apreciação, de tal forma que a norma do escalãosuperior tem sempre, em ralação ao ato de produção normativa ou de execução que a aplica, o caráter de um quadro ou moldura a preencher por este ato.
O estabelecimento ou fixação de uma normasimplesmente geral opera-se sempre em correspondência com a natureza desta norma geral sob o pressuposto de que a norma individual que resulta da sua aplicação continua o processo de determinação queconstitui, afinal, o sentido da seriação escalonada ou gradual das normas jurídicas.
A indeterminação do ato jurídico pode também ser a conseqüência não intencional da própria constituição da norma jurídicaque deve ser aplicada pelo ato em questão. Aqui temos em primeira linha a pluralidade de significações de uma palavra ou de uma seqüência de palavras em que a norma se exprime: o sentido verbal da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HERMENÊUTICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
  • Hermenêutica e Argumentação Jurídica
  • Hermenêutica e argumentação jurídica
  • Hermenêutica e Argumentação
  • hermenêutica e argumentação
  • Argumentação hermeneutica
  • Hermenêutica jurídica: hermenêutica jurídica e(em) crise
  • Argumentação juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!