Hermartria

560 palavras 3 páginas
ORIGEM O capim hemártria é uma gramínea (Poaceae) de estação quente, conhecida pelo nome comum de Capim Limpo, nome dado por ser originária do vale do rio Limpopo, região norte de Transvaal, na África do Sul, a qual vem sendo estudada e difundida pela pesquisa em Ponta Grossa, no Estado do Paraná, desde 1968.

CARACTERÍSTICAS VEGETAIS A hemártria (Hemarthria altissima cv. Flórida) apresenta hábito vegetativo rizomatoso-estolonífero, formando uma extensa rede de estolões no inicio do desenvolvimento, enraizando-se através dos nós inferiores, para depois constituir uma massa vegetativa que pode atingir até 90 cm de altura.

CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS

Espécie bem adaptada ás diferentes condições de clima, tendo preferência pelos subtropicais. Vegeta razoavelmente bem em locais de seca estacional, preferindo, entretanto, as baixadas úmidas onde revela todo seu potencial produtivo. Resiste bem ás baixas temperaturas e ao alagamento temporário. Requer solos de média a alta fertilidade e nestes chega a produzir em torno de 11 a 12 toneladas de matéria seca por hectare sendo que 65 a 70% dessa produção é conseguida no verão. Os teores de proteína bruta estão em torno de 8,5 a 15% de PB na fase vegetativa e os valores de desestabilidade são da ordem de 60% com 35 dias de idade e de 55% em plantas adultas. Nas formas tetraplóides esses valores são ligeiramente maiores (68 e % respectivamente).

HIBRIDO DE CRESCIMENTO

Gramínea perene, com até 1,50 m de altura, de colmos decumbentes radicantes nos nós, dotada de rizomas curtos que emitem brotações e intervalos regulares. Folhas com até 20 cm de comprimento por 6 cm de largura. Inflorescências em forma de racemos isolados ou agrupados em 2 em 2 ou 4 em 4 nas axilas das folhas superiores. Espigas cilíndricas ou quase com 6 – 10 cm de comprimento. Espiguetas pareadas sendo a séssil fértil e a pedicelada estéril e muito menos que a séssil. Espigueta fértil com 5 – 6 mm, com gluma inferior coriácea, e o lema

Relacionados

  • Gado de leite
    18627 palavras | 75 páginas
  • biologia hoje
    3244 palavras | 13 páginas