Herman Hollerith Calculadora mec nica de Hollerith e R gua de C lculo

379 palavras 2 páginas
Herman Hollerith,
Calculadora mecânica de Hollerith, Régua de
Cálculo.
GRUPO: BRUNO, MATHEUS E EDUARDO

Herman Hollerith


Conhecido como o "pai" do processamento de dados foi um empresário norte-americano, e o principal impulsionador do leitor de cartões perfurados, instrumento essencial para a entrada de informação para os computadores da época.



Hollerith era fascinado por estatísticas, e tinha como objetivo inventar uma maquina que conseguisse reunir e avaliar um grande numero de dados sobre um tema.



Hollerith criou a máquina que conta usando cartões perfurados.
Além disso, a posição dos furos no cartões fornecia informações adicionais, como idade ou profissão do entrevistado. A leitura dos dados era feita com agulhas metálicas.

Herman foi também um dos fundadores da
Computing Tabulating Recording Corporation, que foi renomeada para IBM.

Calculadora mecânica de Hollerith


O conceito de cartões desenvolvidos na máquina de Tear
Programável também foi muito útil para a realização do censo de
1890, nos Estados Unidos



Em vez da clássica caneta para marcar X em “sim” e “não” para perguntas como sexo e idade, os agentes do censo perfuravam essas opções nos cartões. Uma vez que os dados fossem coletados, o processo de computação da informação demorou aproximadamente 1/3 do comum.

Régua de Cálculo


Foi inventada pelo padre inglês William Oughtred, em 1622, baseando-se na tábua de logaritmos que fora criada por John
Napier pouco antes, em 1614.



Seu funcionamento é baseado na sobreposição de escalas logarítmicas. Os cálculos são realizados através de uma técnica mecânica analógica que permite a elaboração dos cálculos por meio de guias deslizantes graduadas, basicamente são duas réguas que deslizam uma sobre as outras e os valores mostrados em suas escalas são relacionados através da ligação por um cursor dotado de linhas estrategicamente dispostas, que têm a função de correlacionar as diversas escalas da régua de cálculo.

TIPOS DE RÉGUAS DE

Relacionados