HERING vs Teka vs Guararapes

3751 palavras 16 páginas
1. Introdução O presente trabalho busca avaliar o desempenho de três empresas do setor têxtil: Cia. Hering; Guararapes S.A.; e TEKA - Tecelagem Kuehnrich S.A. através da análise do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício destas, e observar alguma relação entre seus indicadores de desempenho Financeiro, pela análise de seus Índices de Liquidez e Capital Circulante Líquido, grau de Endividamento e Rentabilidade. Utilizaremos para tal, as Demonstrações Financeiras Anuais Completas com os anos 2011 a 2013 obtidas no site da BM&F Bovespa.

2. Breve análise do setor

Historicamente a indústria têxtil brasileira se posicionou como decisiva no processo de desenvolvimento do Brasil sendo um dos primeiros setores industrais a ser implantado. Abrangendo o território nacional como um todo, devido a diversas empresas espalhadas pelo país, é geradora de milhões de empregos diretos e indiretos podendo estar divididos entre a produção fabril, produção de matérias primas e comercialização. Uma caracteristica interessante deste setor composto por cerda de 5.000 empresas a maioria delas é composta por microempresas, cerca de 68%, e a a maioria do capital é constituido de capital nacional, 91% pertencem a brasileiros.

Entretanto a abertura comercial prejudicou bastante esse setor econômico, notadamente pela mportações de texteis asiaticos, notadamente da China. Apesar de significava produção, o Brasil hoje exporta apenas 0,5% da produção de têxteis e vestuário no mundo, a 23ª posição no ranking dos exportadores.

A participação dos importados na indústria de vestuário aumentou 160% de 2008 a 2012, levando a prejuízos a váris empresas brasileiras ao ponto de 27 empresas produtoras de vestuário declararem prejuízos graves. Em 2012 a indústria têxtil perdeu 380 empregos diretos.
Esta parte do relatório cumpre com a função de analisar a evolução, nos últimos anos, do setor têxtil, isto é, como tem sido seu desempenho e que

Relacionados

  • Warren Buffett.
    30609 palavras | 123 páginas
  • GOVERNANÇA CORPORATIVA
    47578 palavras | 191 páginas